Jardim Gonçalves vai recorrer do corte de dois terços na pensão do BCP

Tiago Petinga / Lusa

O ex-presidente do BCP vai recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça da decisão do tribunal de segunda instância que decretou que Jorge Jardim Gonçalves apenas tem direito a receber uma pensão mensal bruta de 67 mil euros – e não os 175 mil euros que lhe têm vindo a ser atribuídos.

Esta contestação acontece na sequência da sentença do Tribunal da Relação de Lisboa que, no início do mês, decretou que o BCP iria deixar de pagar ao ex-banqueiro dois terços de uma pensão mensal milionária, de 175 mil euros, que incluía complementos de reforma e seguros.

Assim, segundo a decisão do tribunal, Jardim Gonçalves terá apenas direito a auferir mensalmente 67 mil euros  proveniente do Fundo de Pensões.

O tribunal de segunda instância também decretou a anulação do complemento de reforma de 108 mil euros por exceder os limites da remuneração atribuída a administradores do BCP em exercício.

Além disso, de acordo com a decisão da Relação de Lisboa, Jardim Gonçalves terá de devolver os montantes que recebeu – 18 milhões de euros – desde 2008, altura em que houve ajustamentos salariais na comissão executiva.

Jardim Gonçalves fica também sem as regalias que tinha quando trabalhava no banco — transportes, deslocações e segurança social.

Maria da Assunção Jardim Gonçalves, casada com o ex-presidente do banco, também perde, com a decisão, direito a uma pensão especial de sobrevivência vitalícia, em caso de morte do beneficiário e fica a receber os valores auferidos pela generalidade dos trabalhadores do BCP.

Agora, Jardim Gonçalves vai, de acordo com o seu advogado, Manuel Magalhães e Silva, ouvido pelo jornal Público, interpor recurso contra o corte de dois terços da sua reforma.

O ex-presidente do BCP quer manter os 108 mil euros de complemento e não ter de restituir ao BCP as quantias que recebeu desde 2008.

Para o advogado, o regulamento interno do BCP, aprovado na Assembleia-Geral de 26 de março de 1996, não prevê limite na atribuição dos valores de reforma.

Por outro lado, o artigo 402º do código das sociedades comerciais estipula que os complementos de reforma não possam exceder a remuneração mais elevada de um administrador. No entanto, o regulamento do BCP não contempla esta limitação, pois ao tempo em que foi aprovado, a questão dos ajustamentos salariais dos gestores não se punha.

Além disso, a defesa de Magalhães e Silva vai argumentar que o BCP não tem encargos com o seu cliente desde 2005: a pensão mensal de 67 mil euros é paga pelo Fundo de Pensões do BCP e os 108 mil euros são atribuídos pela Seguradora Vida Ocidental, com base nos prémios entregues pelo banqueiro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …