/

Há um “Jardim dos Amuados” em Portugal. A culpa é dos bancos

1

Vitor Oliveira / Flickr

Jardim dos Amuados, Loulé

O espaço na zona histórica de Loulé e foi construído há mais de 100 anos. Mas nem tinha este nome até 1948.

Se vive em Loulé, ou se já visitou Loulé, já terá entrado neste Jardim dos Amuados.

É um espaço com um nome peculiar – já lá vamos – que fica na zona histórica da cidade algarvia.

Foi construído há mais de 100 anos, porque a sua construção remonta às últimas décadas do século XIX, segundo a informação que está no local.

O espaço destinado ao jardim ficou fechado por muro, grade e portão em 1883; em 1890 foi arborizado.

O jardim foi construído sobre o antigo cemitério e sobre parte do adro da igreja matriz local. A Oeste, o limite assenta sobre a antiga muralha de Loulé.

Neste local destaca-se a vista panorâmica, no topo. Há muitas árvores, algumas altas, que são mais procuradas em dias de muito calor.

Mas também se destaca o seu nome, “amuados” – que nem tinha esta designação até 1948, já que era o Jardim do Largo do Batalhão Sapadores dos Caminhos-de-ferro.

Agora é dos “amuados” e há quem defenda que, noutros tempos, muitos namorados foram para aquele jardim “afogar as suas mágoas”.

Mas, no local, lê-se que a “culpa” é dos bancos. As pessoas começaram a chamar àquele espaço Jardim dos Amuados porque os bancos estavam agrupados aos pares, costas com costas. Como se estivessem amuados um com o outro.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Boas recordações,desse jardim, já não têm a mesma magia, ficávamos á espera que viesse o jardineiro ,ou a Sra , abrir as portas para entrar o banquinho do lado esquerdo era o mais concorrido,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.