A Irlanda pode conseguir vacinar quase toda a sua população, composta por 5 milhões de habitantes, até agosto de 2021, segundo adiantou o principal responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19 no país.
“Num cenário muito positivo, estaremos a olhar para o mês de agosto com a chegada de mais 2 milhões de doses de vacinas”, disse o presidente da task-force que está a coordenar o processo de vacinação na Irlanda, Brian MacCraith, em declarações à rádio RTE, frisando que até ao fim deste mês quase toda a população poderá já estar vacinada, se os prazos de administração e entrega dos fármacos forem cumpridos.
“Se todas a coisas que estão no modelo [de vacinação], no que respeita a datas de aprovação e calendários de entrega [das vacinas] acontecerem como previsto, estaremos a olhar para esta fase como o momento em que estaremos muito perto ou a ponto de encerrar a vacinação de grande parte da população da Irlanda que quer ser vacinada”.
O modelo de vacinação da Irlanda exclui menores de 18 anos, bem como as grávidas, que não têm ainda autorização para tomarem a vacina da Pfizer/BioNTech, detalha o jornal britânico The Independent, que dá ainda conta que as previsões avanças por MacCraith incluem também uma franja da população que recusará a vacina.
As primeiras vacinas contra a covid-19 foram administradas na Irlanda na passada terça-feira (29/12) e a primeira pessoa a ser vacinada foi uma mulher de 79 anos, Annie, que vive em Dublin e tem dez netos.
À semelhança do que acontece em Portugal, o programa de vacinação arranca primeiro em instituições hospitalares, passando depois para lares de idosos.
A pandemia de covid-19 fez pelo menos 1.775.272 mortos em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando o gabinete da OMS na China detetou a doença, de acordo com o balanço da AFP com base em dados oficiais.
Até ao momento, 81.517.140 casos de infeção de covid-19 foram oficialmente diagnosticados a nível global sendo que 51.201.600 foram considerados curados.
Vai-lhes servir de muito…
Uma das maiores aldrabices inventadas nos últimos tempos.