Irão e Paquistão criam “força de reação rápida” para guardar fronteira comum

worldeconomicforum / Flickr

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan

Teerão anunciou esta segunda-feira a criação de uma “força de reação rápida comum” entre o Irão e o Paquistão, encarregada de guardar a fronteira entre os dois países.

Segundo noticiou a agência Lusa, citada pelo Expresso, a criação da força conjunta foi anunciada pelo presidente iraniano, Hassan Rouhani, no final de um encontro com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, após os dois países terem trocado acusações mútuas de acolherem “terroristas” que realizaram atentados no seu território.

Não foram dados pormenores sobre as modalidades de atuação daquele corpo.

Na conferência de imprensa, Imran Khan indicou que os chefes do Estado-Maior do Irão e do Paquistão iam “discutir hoje os modos de cooperação” sobre as questões de segurança comuns. “Espero que isto estabeleça a confiança entre nós”, adiantou o primeiro-ministro paquistanês, que chegou no domingo ao Irão para uma visita oficial de dois dias.

Na sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, afirmou que os atiradores que mataram 14 militares e membros das forças de segurança paquistanesas na véspera no Baluchistão (sudoeste do Paquistão) eram separatistas desta região, vindos do Irão.

O Paquistão possui a prova de que os assaltantes dispunham de “campos de treino e de bases logísticas em zonas iranianas fronteiriças ao Paquistão”, disse.

Em fevereiro, o grupo Jaich al-Adl (Exército da Justiça), considerado como terrorista pelo Irão, reivindicou um atentado suicida que matou 27 soldados iranianos na província do Sistan-Baluchistão (sudeste), fronteiriça ao Paquistão.

O Irão afirmou que o atentado tinha sido cometido por um paquistanês e criticou a capital Islamabad por “fechar os olhos” às bases a partir das quais, segundo o Teerão, o grupo separatista opera a partir do Paquistão.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …

Governo prepara fim do eldorado fiscal com dois níveis de tributação

O Governo está a preparar fim da isenção fiscal para reformados estrangeiros (o "eldorado fiscal") através de dois níveis de tributação. O Correio da Manhã avança esta segunda-feira que o Executivo socialista deverá avançar com uma …