Irão e Paquistão criam “força de reação rápida” para guardar fronteira comum

worldeconomicforum / Flickr

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan

Teerão anunciou esta segunda-feira a criação de uma “força de reação rápida comum” entre o Irão e o Paquistão, encarregada de guardar a fronteira entre os dois países.

Segundo noticiou a agência Lusa, citada pelo Expresso, a criação da força conjunta foi anunciada pelo presidente iraniano, Hassan Rouhani, no final de um encontro com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, após os dois países terem trocado acusações mútuas de acolherem “terroristas” que realizaram atentados no seu território.

Não foram dados pormenores sobre as modalidades de atuação daquele corpo.

Na conferência de imprensa, Imran Khan indicou que os chefes do Estado-Maior do Irão e do Paquistão iam “discutir hoje os modos de cooperação” sobre as questões de segurança comuns. “Espero que isto estabeleça a confiança entre nós”, adiantou o primeiro-ministro paquistanês, que chegou no domingo ao Irão para uma visita oficial de dois dias.

Na sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, afirmou que os atiradores que mataram 14 militares e membros das forças de segurança paquistanesas na véspera no Baluchistão (sudoeste do Paquistão) eram separatistas desta região, vindos do Irão.

O Paquistão possui a prova de que os assaltantes dispunham de “campos de treino e de bases logísticas em zonas iranianas fronteiriças ao Paquistão”, disse.

Em fevereiro, o grupo Jaich al-Adl (Exército da Justiça), considerado como terrorista pelo Irão, reivindicou um atentado suicida que matou 27 soldados iranianos na província do Sistan-Baluchistão (sudeste), fronteiriça ao Paquistão.

O Irão afirmou que o atentado tinha sido cometido por um paquistanês e criticou a capital Islamabad por “fechar os olhos” às bases a partir das quais, segundo o Teerão, o grupo separatista opera a partir do Paquistão.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …