/

IP mais do que duplica verba para o Ferrovia 2020 este ano

A Infraestruturas de Portugal (IP) tem previsto investir este ano 181 milhões de euros nos projetos do Ferrovia 2020, depois de em 2018 não ter ido além dos 71,8 milhões. Neste momento, o plano está em transição da execução de projetos para a fase de obra.

A Infraestruturas de Portugal prevê investir este ano um total de 181 milhões de euros nos projetos incluídos no programa Ferrovia 2020, ou seja, mais do dobro da verba que foi aplicada no ano passado (71,8 milhões de euros).

Segundo avança o Jornal de Negócios esta sexta-feira, o valor em causa consta do relatório e contas de 2018. Segundo a IP, empresa liderada por António Laranjo, o Ferrovia 2020 “tem associado um pacote financeiro e uma calendarização ambiciosa”. Em fundos comunitários associados ao programa, que tem execução até 2021, a IP prevê receber este ano 121 milhões de euros.

Além disso, a IP assegura ainda que neste momento “já não há estudos Ferrovia 2020 por lançar”, elencando entre as obras que estão “em avançado desenvolvimento no terreno” as dos troços Covilhã-Guarda, Elvas-Caia, Nine-Viana-Valença e Caíde-Marco.

Dos 71,8 milhões de euros que foram investidos pela empresa em 2018, 14,9 milhões destinaram-se ao corredor internacional Norte e 12,5 milhões foram canalizados para o corredor internacional Sul.

A maior fatia do investimento, 40,1 milhões de euros, foi destinada ao corredor Norte-Sul, que tem previstas intervenções nas linhas do Norte e do Minho, nota o jornal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.