Investigadores criam primeiro CPU fotónico funcional

Glenn J. Asakawa / University of Colorado

Detalhe do primeiro processador fotónico funcional. O chip comunica com o exterior usando raios de luz.

Detalhe do primeiro processador fotónico funcional. O chip comunica com o exterior usando raios de luz.

Nada melhor que a época de Natal, cheia de luz, para ser anunciado um novo avanço nos chips que comunicam usando luz.

Investigadores da Universidade de Colorado-Boulder, do Massachusetts Institute of Technology, e da Universidade da California / Berkeley anunciaram ter criado o primeiro CPU fotónico funcional, e que ainda por cima foi feito usando as mesmas técnicas de fabrico dos chips convencionais.

O novo chip foi descrito num artigo publicado esta quarta-feira na revista Nature.

Numa altura em que se vão combatendo os limites físicos da miniaturização dos chips electrónicos, a utilização da luz para substituir a electricidade tem sido encarada como um dos caminhos para permitir o avanço das capacidades dos computadores.

Neste caso, não se trata de um chip 100% fotónico, mas sim de um microprocessador que combina os tradicionais blocos electrónicos com 850 elementos fotónicos que lhe dão a capacidade de comunicar directamente usando luz em vez de electricidade.

Tradicionalmente, este tipo de integração obriga a utilizar blocos extra, fora do chip, para fazer a conversão entre luz/electricidade e electricidade/luz.

Mas este chip demonstra que isso pode ser feito directamente no chip, e usando métodos que podem ser facilmente adaptados às fábricas de produção de chips já existentes.

As vantagens é que assim se podem criar chips com capacidade de comunicação que podem ser até 50x superiores às dos CPUs actuais, e que ainda por cima gastam muito menos energia.

Outra vantagem é a redução das interferências electrónicas geradas pelas transmissões de dados a alta velocidade – e também a possibilidade de se poderem criar novas estruturas… por exemplo, colocando um CPU a – literalmente – quilómetros de distância da RAM e outros componentes.

Os clientes mais interessados serão os fabricantes de hardware para telecomunicações e redes… e sem dúvida que a NSA também estará interessada em chips que permitam espiar ainda mais quantidade de dados de forma ainda mais eficiente.

Mas pronto, por agora ficaríamos satisfeitos por ter chips com velocidades de comunicação mais rápidas e que fossem mais poupados.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …