Investigadores criam primeiro CPU fotónico funcional

Glenn J. Asakawa / University of Colorado

Detalhe do primeiro processador fotónico funcional. O chip comunica com o exterior usando raios de luz.

Detalhe do primeiro processador fotónico funcional. O chip comunica com o exterior usando raios de luz.

Nada melhor que a época de Natal, cheia de luz, para ser anunciado um novo avanço nos chips que comunicam usando luz.

Investigadores da Universidade de Colorado-Boulder, do Massachusetts Institute of Technology, e da Universidade da California / Berkeley anunciaram ter criado o primeiro CPU fotónico funcional, e que ainda por cima foi feito usando as mesmas técnicas de fabrico dos chips convencionais.

O novo chip foi descrito num artigo publicado esta quarta-feira na revista Nature.

Numa altura em que se vão combatendo os limites físicos da miniaturização dos chips electrónicos, a utilização da luz para substituir a electricidade tem sido encarada como um dos caminhos para permitir o avanço das capacidades dos computadores.

Neste caso, não se trata de um chip 100% fotónico, mas sim de um microprocessador que combina os tradicionais blocos electrónicos com 850 elementos fotónicos que lhe dão a capacidade de comunicar directamente usando luz em vez de electricidade.

Tradicionalmente, este tipo de integração obriga a utilizar blocos extra, fora do chip, para fazer a conversão entre luz/electricidade e electricidade/luz.

Mas este chip demonstra que isso pode ser feito directamente no chip, e usando métodos que podem ser facilmente adaptados às fábricas de produção de chips já existentes.

As vantagens é que assim se podem criar chips com capacidade de comunicação que podem ser até 50x superiores às dos CPUs actuais, e que ainda por cima gastam muito menos energia.

Outra vantagem é a redução das interferências electrónicas geradas pelas transmissões de dados a alta velocidade – e também a possibilidade de se poderem criar novas estruturas… por exemplo, colocando um CPU a – literalmente – quilómetros de distância da RAM e outros componentes.

Os clientes mais interessados serão os fabricantes de hardware para telecomunicações e redes… e sem dúvida que a NSA também estará interessada em chips que permitam espiar ainda mais quantidade de dados de forma ainda mais eficiente.

Mas pronto, por agora ficaríamos satisfeitos por ter chips com velocidades de comunicação mais rápidas e que fossem mais poupados.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …