/

A internet é um local mais seguro graças a 100 candeeiros de lava

Cloudflare

Num mundo em que as ameaças digitais são cada vez maiores, a defesa contra os hackers vem muitas vezes de sítios inesperados.

Um desses guardiões não convencionais é o humilde lava lamp, ou candeeiro de lava, em português, cujos redemoinhos hipnotizantes de óleo e cera desempenham um papel crucial na proteção da internet contra ofensores.

No centro desta abordagem inovadora está a Cloudflare, uma empresa de cibersegurança sediada em São Francisco. No interior dos seus escritórios, uma exposição de 100 candeeiros de lava, típicos dos anos 60, serve um objetivo muito para além da mera decoração.

Estes candeeiros de lava, originalmente inventados por Edward Craven Walker, fornecem uma fonte vital de aleatoriedade que constitui a base de uma forte encriptação, escreve a WIRED.

Como é que funciona? A própria Cloudflare explica: Sempre que um utilizador acede a um site, é-lhe atribuído um número de identificação único. A aleatoriedade deste número é fundamental para evitar que os hackers prevejam e se façam passar por utilizadores.

Enquanto os computadores têm dificuldade em gerar uma verdadeira aleatoriedade devido à sua dependência de padrões programados, os padrões em constante mudança das lâmpadas de lava oferecem uma fonte imprevisível de aleatoriedade.

A Cloudflare utiliza uma câmara para filmar os candeeiros de lava 24 horas por dia, 7 dias por semana, capturando a interação dinâmica de óleo, água e cera.

As subtis flutuações de calor e luz, combinadas com os movimentos dos visitantes e a luz natural da sala, contribuem para a geração de chaves criptográficas de uma aleatoriedade sem paralelo. Isto garante que as chaves de encriptação permaneçam seguras e praticamente impossíveis de decifrar pelos atacantes.

Sempre para garantir aleatoriedade, a Cloudflare emprega outro tipo de medidas, como o registo dos movimentos de um pêndulo no seu escritório de Londres e a monitorização das flutuações de um contador Geiger em Singapura.

Esta abordagem multifacetada garante que as chaves de encriptação geradas são fortificadas com camadas de imprevisibilidade, frustrando quaisquer tentativas de desencriptação por parte de agentes maliciosos.

Embora o conceito de utilização de candeeiros de lava para encriptação possa parecer extravagante, sublinha a importância da aleatoriedade na cibersegurança.

Os métodos tradicionais de encriptação baseiam-se em algoritmos e fórmulas matemáticas, mas a verdadeira aleatoriedade derivada de fenómenos naturais oferece um nível de segurança sem paralelo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.