Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Aguirre-Fernández / Museum zu Allerheiligen, Sammlung Ebnöther

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos.

A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade cultural e um elemento fundamental de identidade, simbolismo ritual e interação social diária.

O estudo da cultura material, e dos instrumentos musicais em particular, representa uma ferramenta relevante e inovadora para caracterizar sociedades e reconstruir as suas relações no tempo e no espaço.



A América do Sul, refere o Phys, abriga uma rica diversidade de culturas e idiomas, moldados por diferentes cenários demográficos.

Neste estudo, um projeto conjunto com a Universidade de Zurique e o Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, os autores começaram por rever uma das classificações mais populares do estudo dos instrumentos musicais: o sistema de von Hornbostel e Sachs, criado no início do século XX.

A classificação divide-se em quatro classes principais de instrumentos: idiofones (vibração do próprio instrumento, por exemplo, um chocalho), membranofones (vibração de uma membrana), cordofones (vibração de cordas) e aerofones (vibração do vento).

Gabriel Aguirre-Fernández, autor principal do estudo, iniciou a sua pesquisa a partir de uma perspetiva macro evolutiva, interessado em formas e funções.

A equipa de etnomusicólogos e arqueólogos sul-americanos, expandiram e refinaram essa classificação, incorporando 40 anos de trabalhos documentados pelo etnomusicólogo e coautor José Pérez de Arce da Universidade do Chile.

“Uma descoberta da nossa revisão sistemática é o papel proeminente dos aerofones para a América do Sul em comparação com outros continentes, particularmente no registo arqueológico”, destaca Aguirre-Fernández.

“Mais de um terço dos aerófonos na América do Sul eram encontrados exclusivamente em escavações arqueológicas, sem registos de uso no registo etnográfico mais recente. Isto sugere que muitos tipos de instrumentos foram extintos e não fazem mais parte do repertório musical das populações indígenas. A influência dos colonizadores europeus, que perturbaram maciçamente o repertório cultural local, provavelmente participa desses eventos de extinção”, acrescenta Graff.

De uma perspetiva evolutiva cultural, a partilha de instrumentos pode testemunhar um caminho histórico em comum, refere o estudo.

A transmissão do conhecimento é influenciada por duas modalidades: transmissão vertical, com a informação que passa dentro de um grupo de uma geração para outra, e a transmissão horizontal, com a informação que passa pelo contacto com pares ou outros grupos.

Chiara Barbieri, da Universidade de Zurique, trabalha com a história demográfica e linguística da América do Sul.

“Encontramos grupos que falam línguas relacionadas e partilham o mesmo conjunto de instrumentos, e isso pode descrever conexões particularmente significativas, com transmissão vertical estável de características e materiais culturais”, refere Barbieri, que coliderou o estudo.

Sánchez-Villagra frisa que a equipa espera “continuar o estudo com um mapeamento mais refinado de instrumentos musicais e discutindo a relevância dos seus recursos para a performance e produção musical. Com um conjunto de dados ainda mais robusto, será possível testar questões de evolução cultural e aplicar modelos avançados para os dados”.

O estudo foi publicado no jornal Humanities and Social Sciences Communications.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …