Inseticida Diclorvós proibido na Nigéria devido ao aumento de suicídios

IFPRI / Flickr

A Agência Nacional para a Administração e Controlo de Alimentos e Medicamentos (NAFDAC, na sigla inglesa) da Nigéria proibiu a venda de um inseticida no país, após detetarem um aumento no número de suicídios utilizando aquele produto.

Segundo noticiou o Expresso na quainta-feira, citando a agência Lusa, a NAFDAC “proíbe a venda imediata de todas as formulações agroquímicas [do Diclorvós]”, bem como a importação e a fabricação do pacote com o tamanho de 100 miligramas de formulações agrícolas de Diclorvós, com efeito imediato.

“A NAFDAC está seriamente preocupada com a recente tendência no abuso e uso indevido de 100 ml do inseticida Sniper e outras marcas de formulações agrícolas de Diclorvós, que é usado como inseticida doméstico, para cometer suicídio”, referiu o organismo na sua conta na plataforma Twitter.

Diclorvós é o nome comercial do inseticida organofosforato utilizado como pesticida para eliminar pragas de insetos dos produtos agrícolas. Devido à sua toxicidade, a sua utilização causou controvérsia no passado, a ponto de a União Europeia o ter proibido em 1998.

A NAFDAC alertou que o mau uso deste tipo de produtos está associado a “perigos para a saúde pública, como cancro e problemas respiratórios”.

Os proprietários e distribuidores têm um prazo de cerca de dois meses (até 31 de agosto) para retirar todos os produtos dos mercados abertos e supermercados que não têm posições de venda dedicadas ao setor agrícola.

Por outro lado, a NAFDAC concedeu um prazo de seis meses, até 01 de janeiro de 2020, para que todos os proprietários das marcas comercializem os produtos que estão em vários revendedores credenciados de produtos agrícolas.

A NAFDAC da Nigéria, ordenou aos distribuidores e comerciantes para que elaborem uma lista de modo a poder monitorizá-los na distribuição do inseticida.

De acordo com Efe, o Senado da Nigéria também solicitou no mês passado ao Governo federal a proibição do referido produto, após uma moção apresentada pelo senador Theodore Orji, do Partido Popular Democrático, por causa do aumento dos suicídios.

Theodore Orji argumentou que os suicídios estão em alta porque muitos nigerianos não conseguem lidar com um situações como os problemas financeiros, a morte de entes queridos ou o término de relações, principalmente entre jovens.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lupin". Livros originais regressam aos mais vendidos com série na Netflix

Novo fenómeno da Netflix, a série francesa Lupin estreou a bater recordes no ecrã… e não só. Com o sucesso da adaptação moderna da história clássica do ladrão Arsène Lupin, os livros originais voltaram aos …

Escavações revelam canibalismo azteca durante invasão espanhola

Centenas de invasores espanhóis capturados na localidade azteca de Tecoaque em 1520 terão sido sacrificados e devorados pelos indígenas, motivando um posterior massacre ordenado pelo "conquistador" Hernan Cortés. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Antropologia …

A carrinha NV350 da Nissan inaugura uma nova forma de teletrabalho

O teletrabalho pode tornar-se menos aborrecido graças à Nissan. A fabricante japonesa apresentou a sua carrinha NV350 através do YouTube, na semana passada. A empresa destacou a principal caraterística deste veículo: pode ser formatado para …

Hospitais estão no limite. Modelos computacionais podem ajudar a manter as portas abertas

Modelos computacionais podem ser aplicados para ajudar a fazer uma melhor gestão das camas disponíveis para o internamento de doentes infetados com o novo coronavírus. A covid-19 está a causar pressão nos serviços de saúde em …

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …