Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

3

Universidade Azusa Pacific

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.800 anos com a inscrição em hebraico “Benayo” no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica. 

De acordo com o Live Science, “Benayo” é um nome típico da antiga tradição javista, formada por aqueles que designam Deus como Javé e a partir da qual se escreveram vários relatos do Êxodo e do Génesis.

Os nomes javistas são aqueles que incorporam parte das letras de Javé em hebraico, explicou ao portal de Ciência Robert Mullins, professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific, no estado norte-americano da Califórnia, que liderou a investigação.

Inicialmente, os cientistas não notaram a inscrição. Contudo, quando o jarro foi enviado para a fase de restauro, foram detetados traços fracos de tinta, conta o jornal ABC. O achado foi depois encontrados graças a imagens multi-espectrais que foram realizadas no laboratório do Museu de Israel, organismo que estuda os manuscritos do Mar Morto.

O objeto foi encontrado dentro de uma sala que foi apenas escavada numa das suas partes. Ao seu lado, havia outros recipientes semelhantes. Num destes recipientes foram encontrados vestígios de vinho, levando os cientistas a acreditar que todos os objetos encontrados contivessem este líquido e que Benayo fosse um vinicultor, atividade intimamente ligada a região em causa.

A descoberta veio reacender o grande debate sobre Abel Beth Maacah: os cientistas não sabem se o local, que é muitas vezes mencionado na Bíblia Hebraica, estava sob o controlo de Israel, dos feníncios, dos arameus ou se foi independente durante os séculos X e IX a.C.

Os arqueólogos vão retomar as escavações neste sítio arqueológico este verão. Mullins disse ainda que espera encontrar mais jarros com inscrições em hebraico.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.