Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Universidade Azusa Pacific

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.800 anos com a inscrição em hebraico “Benayo” no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica. 

De acordo com o Live Science, “Benayo” é um nome típico da antiga tradição javista, formada por aqueles que designam Deus como Javé e a partir da qual se escreveram vários relatos do Êxodo e do Génesis.

Os nomes javistas são aqueles que incorporam parte das letras de Javé em hebraico, explicou ao portal de Ciência Robert Mullins, professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific, no estado norte-americano da Califórnia, que liderou a investigação.

Inicialmente, os cientistas não notaram a inscrição. Contudo, quando o jarro foi enviado para a fase de restauro, foram detetados traços fracos de tinta, conta o jornal ABC. O achado foi depois encontrados graças a imagens multi-espectrais que foram realizadas no laboratório do Museu de Israel, organismo que estuda os manuscritos do Mar Morto.

O objeto foi encontrado dentro de uma sala que foi apenas escavada numa das suas partes. Ao seu lado, havia outros recipientes semelhantes. Num destes recipientes foram encontrados vestígios de vinho, levando os cientistas a acreditar que todos os objetos encontrados contivessem este líquido e que Benayo fosse um vinicultor, atividade intimamente ligada a região em causa.

A descoberta veio reacender o grande debate sobre Abel Beth Maacah: os cientistas não sabem se o local, que é muitas vezes mencionado na Bíblia Hebraica, estava sob o controlo de Israel, dos feníncios, dos arameus ou se foi independente durante os séculos X e IX a.C.

Os arqueólogos vão retomar as escavações neste sítio arqueológico este verão. Mullins disse ainda que espera encontrar mais jarros com inscrições em hebraico.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …