Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Universidade Azusa Pacific

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.800 anos com a inscrição em hebraico “Benayo” no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica. 

De acordo com o Live Science, “Benayo” é um nome típico da antiga tradição javista, formada por aqueles que designam Deus como Javé e a partir da qual se escreveram vários relatos do Êxodo e do Génesis.

Os nomes javistas são aqueles que incorporam parte das letras de Javé em hebraico, explicou ao portal de Ciência Robert Mullins, professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific, no estado norte-americano da Califórnia, que liderou a investigação.

Inicialmente, os cientistas não notaram a inscrição. Contudo, quando o jarro foi enviado para a fase de restauro, foram detetados traços fracos de tinta, conta o jornal ABC. O achado foi depois encontrados graças a imagens multi-espectrais que foram realizadas no laboratório do Museu de Israel, organismo que estuda os manuscritos do Mar Morto.

O objeto foi encontrado dentro de uma sala que foi apenas escavada numa das suas partes. Ao seu lado, havia outros recipientes semelhantes. Num destes recipientes foram encontrados vestígios de vinho, levando os cientistas a acreditar que todos os objetos encontrados contivessem este líquido e que Benayo fosse um vinicultor, atividade intimamente ligada a região em causa.

A descoberta veio reacender o grande debate sobre Abel Beth Maacah: os cientistas não sabem se o local, que é muitas vezes mencionado na Bíblia Hebraica, estava sob o controlo de Israel, dos feníncios, dos arameus ou se foi independente durante os séculos X e IX a.C.

Os arqueólogos vão retomar as escavações neste sítio arqueológico este verão. Mullins disse ainda que espera encontrar mais jarros com inscrições em hebraico.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …