Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Universidade Azusa Pacific

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.800 anos com a inscrição em hebraico “Benayo” no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica. 

De acordo com o Live Science, “Benayo” é um nome típico da antiga tradição javista, formada por aqueles que designam Deus como Javé e a partir da qual se escreveram vários relatos do Êxodo e do Génesis.

Os nomes javistas são aqueles que incorporam parte das letras de Javé em hebraico, explicou ao portal de Ciência Robert Mullins, professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific, no estado norte-americano da Califórnia, que liderou a investigação.

Inicialmente, os cientistas não notaram a inscrição. Contudo, quando o jarro foi enviado para a fase de restauro, foram detetados traços fracos de tinta, conta o jornal ABC. O achado foi depois encontrados graças a imagens multi-espectrais que foram realizadas no laboratório do Museu de Israel, organismo que estuda os manuscritos do Mar Morto.

O objeto foi encontrado dentro de uma sala que foi apenas escavada numa das suas partes. Ao seu lado, havia outros recipientes semelhantes. Num destes recipientes foram encontrados vestígios de vinho, levando os cientistas a acreditar que todos os objetos encontrados contivessem este líquido e que Benayo fosse um vinicultor, atividade intimamente ligada a região em causa.

A descoberta veio reacender o grande debate sobre Abel Beth Maacah: os cientistas não sabem se o local, que é muitas vezes mencionado na Bíblia Hebraica, estava sob o controlo de Israel, dos feníncios, dos arameus ou se foi independente durante os séculos X e IX a.C.

Os arqueólogos vão retomar as escavações neste sítio arqueológico este verão. Mullins disse ainda que espera encontrar mais jarros com inscrições em hebraico.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …