Injeção para derreter gordura abdominal a um passo da aprovação nos EUA

A primeira injeção do mundo que desencadeia a morte programada das células adiposas numa área específica, como a barriga ou as coxas, está a um passo da aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

E se fosse possível injetar um medicamento numa “área problemática” que pudesse reduzir as reservas de gordura num ponto localizado?

É precisamente isso que oferece um novo medicamento da Caliway Pharmaceuticals de Taiwan. É anunciada como a primeira injeção do mundo que desencadeia a morte programada das células adiposas numa área específica.

O CBL-514 induz a apoptose dos adipócitos, o que mata as células adiposas em vez de as deixar morrer à fome, o que significa que diferentes regiões das reservas de gordura subcutânea podem ser rapidamente reduzidas em apenas algumas semanas após uma única dose.

Como detalha a New Scientist, este medicamento está a ser testado para três utilizações: redução não cirúrgica da gordura; doença de Dercum – que provoca a formação de tumores gordos dolorosos em todo o corpo; e celulite.

Prestes a ser aprovada pela FDA

O CBL-514 concluiu com êxito dois estudos de Fase 2b (CBL-0204 e CBL-0205) e está prestes a realizar dois ensaios clínicos globais de Fase 3 no segundo semestre de 2025.

No mais recente ensaio de Fase 2b do CBL-0205, 75% viram a sua gordura abdominal reduzida em pelo menos um grau na Escala de Classificação da Gordura Abdominal (AFRS) quatro semanas após a injeção única inicial.

Isto significa que passou o seu parâmetro de eficácia para satisfazer a FDA, que já tinha demonstrado (juntamente com a segurança e a tolerabilidade) no ensaio 2b anterior.

Em 2023, o FDA aprovou o CBL-514 como um Novo Medicamento Investigacional. Um ano depois, recebeu a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), recebendo o estatuto de designação de medicamento órfão para o tratamento da doença de Dercum – uma condição caracterizada pelo desenvolvimento de (umores benignos de gordura no tecido subcutâneo.

Em maio, a empresa obteve o selo de aprovação para passar à fase final dos ensaios clínicos. Se for bem sucedido nestes ensaios de maior dimensão, poderá estar no mercado dentro de 12 meses.

Neste momento, o único medicamento aprovado para a redução da gordura localizada é o ATX-101 – ou injeção de ácido desoxicólico – que tem sido eficaz na redução das reservas adiposas em pequenas áreas, mas tem efeitos secundários graves, incluindo necrose da pele, ulceração, lesões nervosas e infeções.

No entanto, o CBL-514 não causou nenhum destes problemas, mesmo com doses múltiplas em áreas muito maiores do corpo.

Embora tenha uma aplicação estética óbvia – escultura corporal não cirúrgica – o primeiro medicamento da sua classe tem benefícios mais alargados.

A gordura abdominal, especialmente na meia-idade e mais tarde na vida, tem sido implicada numa série de doenças graves, incluindo dor crónica, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.