Índia liberta pombo que suspeitava ser espião da China após 8 meses de detenção

1

As autoridades indianas suspeitaram que o pombo era um espião da China, mas tratava-se de uma ave de corrida em águas abertas oriunda de Taiwan.

Um pombo suspeito de ser um espião chinês foi absolvido pela polícia e libertado de volta à natureza. O caso ocorreu em Bombaim, Índia, onde a ave foi detida por oficiais perto de um porto, após ser encontrada com dois anéis presos às suas pernas, que continham inscrições que pareciam ser em chinês.

Este detalhe levantou suspeitas de que o pombo estivesse envolvido em atividades de espionagem, resultando na sua apreensão e posterior envio ao Hospital para Animais Bai Sakarbai Dinshaw Petit de Bombaim para investigação.

Após oito meses de cativeiro, foi descoberto que o pombo era, na verdade, uma ave de corrida em águas abertas, oriunda de Taiwan, que tinha escapado e voado para a Índia. Com essa descoberta, a polícia autorizou a transferência da ave para a Sociedade de Bombaim para a Prevenção de Crueldade contra Animais, onde foi finalmente libertada na terça-feira, após ser inocentada das acusações.

“Dado termos recebido o pombo sob custódia policial, não o podíamos libertar sem permissão”, explica Mayur Dangar, o gerente do hospital, ao Hindustan Times.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by OfficialPETAIndia (@petaindia)

As autoridades indianas suspeitaram que o pombo era um espião da China, mas tratava-se de uma ave de corrida em águas abertas oriunda de Taiwan.

O uso de pombos como espiões e mensageiros não é novidade, remontando a períodos históricos em que foram empregadas em missões de espionagem e combate, inclusive pelas forças do Reino Unido durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, escreve a Sky News.

 

Um exemplo notável é o de um pombo chamado Gustav, que trouxe as primeiras notícias do Dia D para o Reino Unido, após um correspondente anexar um relatório à sua pata durante o desembarque na Praia de Sword, em Normandia, em 6 de junho de 1944.

Este incidente junta-se a outros casos na Índia onde pombos foram detidos por suspeitas de serem perigos para a segurança nacional. Em 2020, a polícia em Caxemira, controlada pela Índia, capturou uma pomba pertencente a um pescador paquistanês, mas uma investigação concluiu que a ave não era uma espiã e tinha simplesmente voado através da fronteira entre os dois países.

Em 2016, outro pombo foi detido após supostamente ser encontrado com uma nota com ameaças contra o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.