Violentos incêndios devastam Austrália e destroem 90 casas

Dean Lewins / EPA

Perto de 90 casas foram destruídas pelos incêndios que atingiram o sudeste da Austrália, intensificados pelas temperaturas elevadas e ventos fortes. Segundo as autoridades, os incêndios já estão controlados.

A pitoresca aldeia de Tathra, na costa sul do estado de Nova Gales do Sul, foi devastada pelas chamas, que destruíram cerca de 70 habitações. Esta segunda-feira, perto de 600 bombeiros continuavam a combater as chamas.

“Houve uma coincidência dramática de circunstâncias no domingo à tarde para a população de Tathra, dominadas por este ar muito quente e muito seco e estes ventos muito violentos”, declarou Shane Fitzsimmons, o responsável dos bombeiros deste estado australiano, à cadeia Sky News Australia.

No sudoeste do estado vizinho de Victoria, atingido no fim de semana por dezenas de incêndios, as chamas destruíram 18 habitações, matou gado e deixou perto de 40 mil casas sem eletricidade.

“Com a dimensão deste incêndio, a sua intensidade, a sua velocidade, temos muita sorte de não estarmos a falar de feridos ou mortos”, disse à imprensa o primeiro-ministro australiano Daniel Andrews.

As temperaturas registadas no sudeste da Austrália são anormalmente elevadas. Segundo especialistas, estes incêndios demonstram o alargamento da época dos fogos florestais, que ocorre normalmente durante o verão naquela região, entre dezembro e fevereiro, devido às alterações climáticas.

Os piores incêndios na Austrália nas últimas décadas ocorreram em fevereiro de 2009, em Victoria, e provocaram 173 mortos e 414 feridos. Destruíram ainda uma superfície de 4.500 quilómetros quadrados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.