Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Luca Zennaro / EPA

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em Portugal, onde pode beneficiar de vantagens fiscais.

A CR7 Lifestyle Unipessoal, que tem um capital social superior a 16 milhões de euros, foi a última das seis empresas de Ronaldo a sedear-se em Portugal.

Além desta, também a CR7 SA, a Category Challenge, a Ponta de Lança – Sociedade Imobiliária, a Sessenta e Cinco Lote e a Mussara – Gestão de Espaços e Eventos têm sede no nosso país, conforme apurou o Correio da Manhã (CM).

A transferência da CRS Holding no Luxemburgo para Lisboa já tinha sido noticiada. Esta empresa foi apanhada nos chamados “Open Lux” que investigaram como funciona o paraíso fiscal daquele país e que conseguiram detectar vários negócios realizados por Cristiano Ronaldo através da sociedade, incluindo o campeonato de Mix Martial Arts (MMM) e até uma empresa de cenouras embaladas.

Além da mudança da sede das suas empresas para Portugal, Cristiano Ronaldo tem também investido em imobiliário no nosso país.

No arranque do ano, confirmou a compra de uma penthouse junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, naquele que foi o apartamento mais caro de sempre já vendido em Portugal.

Ronaldo pagou mais de 7,59 milhões de euros pelo apartamento”, “a pronto pagamento” e com “duas transferências bancárias, com origens em bancos na Suíça e em Itália”, como destaca o CM.

Além desse imóvel, tem ainda outro apartamento no Parque das Nações, em Lisboa, e comprou um terreno na Quinta da Marinha, em Cascais, onde vai construir uma moradia de luxo.

Só em Lisboa, o património de Ronaldo está avaliado em 20 milhões de euros, ainda segundo o CM.

Além disso, tem uma propriedade em La Finca, Madrid, uma moradia em Marbella, no Sul de Espanha, e outra casa no centro de Nova Iorque, entre outros imóveis.

Estes investimentos de Ronaldo em Portugal podem usufruir de vários benefícios fiscais, nomeadamente do estatuto para Residentes Não Habituais (RNH) que prevê uma taxa de 20% de IRS sobre os rendimentos auferidos.

Este estatuto tem suscitado alguma polémica e já levou o Governo a implementar mudanças, nomeadamente no que se refere aos reformados estrangeiros que podem usufruir dele. Estes pensionistas tinham as suas reformas isentas de impostos durante 10 anos, mas, a partir deste mês de Março, passam a pagar uma taxa de 10%.

Contudo, apesar da alteração, Portugal continua a ser um “El Dorado Fiscal” para reformados que vêm de países como França, onde os impostos são bem mais elevados.

Ronaldo está longe da reforma, mas ainda assim pode usufruir do regime de RNH que visa atrair pessoas que possam assegurar mais-valias para o país.

O futebolista também usufrui de uma figura fiscal semelhante em Itália, onde os rendimentos ou património imobiliário fora do país pagam uma taxa base de apenas 100 mil euros.

Portanto, “Cristiano Ronaldo paga ao fisco italiano 100 mil euros sobre os milhões que ganhar fora de Itália”, conforme uma análise feita pelo Público em 2018.

Além do estatuto de RNH, Portugal também tem em vigor o Programa Regressar que visa atrair de volta os emigrantes portugueses e seus familiares e que vai vigorar até 2023. Este programa prevê uma redução de 50% no IRS durante quatro anos após esse regresso.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …