Ilha rara surgiu “quase do nada” no sul do oceano Pacífico

Há quatro anos, uma ilha surgiu “quase do nada”: uma formação rochosa saliente que apareceu no Pacífico Sul, onde antes havia apenas ondas.

Este lugar – que emergiu entre duas ilhas existentes do Reino de Tonga – não tem nome oficial, mas os locais chamaram-na de Hunga Tonga-Hunga Ha’apai (Hunga Tonga), em honra das ilhas vizinhas e do vulcão submarino oculto que a gerou.

Os cientistas estudam Hunga Tonga há anos para aprender mais sobre como as ilhas vulcânicas extremamente raras como esta nascem.



Inacreditavelmente, Hunga Tonga é apenas a terceira ilha vulcânica conhecida que surgiu nos últimos 150 anos, por isso é uma oportunidade científica para investigar o seu ambiente esotérico e especialmente ver como a paisagem se pode assemelhar a outros terrenos estranhos e rochosos – incluindo, hipoteticamente, o de Marte.

Na maioria das vezes, porém, estes tipos de explorações científicas do Hunga Tonga são realizados remotamente, usando pesquisas aéreas ou por satélite. Mas uma expedição recente à ilha deu aos cientistas uma oportunidade rara de ver o local com os próprios olhos e explorar as suas encostas rochosas a pé.

Éramos como crianças em idade escolar“, disse Dan Slayback, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, ao blog Earth Expeditions da agência espacial.

Slayback viajou para Hunga Tonga com um grupo de cientistas e estudantes numa expedição de estudo organizada pela Associação de Educação Marinha do Woods Hole Oceanographic Institution em outubro do ano passado.

Na ilha, os investigadores realizaram medições de GPS, registando dados sobre a elevação de rochas e vários elementos de erosão, obtendo algumas novas perspetivas reveladoras sobre a paisagem de Hunga Tonga.

“Imediatamente notei que não era tão plana quanto parece nas imagens de satélite”, disse Slayback. “É bastante plana, mas ainda há alguns gradientes e os cascalhos formaram alguns padrões devido à ação das ondas.”

“E depois há argila fora do cone”, acrescenta. “É lama, lama de barro de cor clara. É muito pegajosa. Então, mesmo que tenhamos visto, nós não sabíamos o que era e ainda estou um pouco confuso de onde está a vir. Não é cinzenta.”

Talvez a coisa mais notável sobre esta jovem ilha seja a rapidez com que a vida parece tê-la abraçado. Além das manchas de vegetação que cresceram na terra – que se suspeita terem sido semeadas por excrementos de pássaros -, a equipa avistou centenas de aves marinhas chamadas Onyprion fuscatus, a nidificar nas ravinas do penhasco de Hunga Tonga, juntamente com uma coruja de celeiro solitária.

“Isto realmente torna óbvio o que está a acontecer com a paisagem”, referiu o investigador. Mas a paisagem já está sob ameaça. Ilhas vulcânicas como esta, às vezes, só duram meses antes que a erosão as leve de volta para o nada – e ninguém sabe ao certo quanto tempo Hunga Tonga manterá a sua cabeça acima da água. Até agora, o prognóstico é sombrio.

“A ilha está a desgastar-se com a chuva muito mais rapidamente do que imaginava”, diz Slayback. “Nós estávamos focados na erosão na costa sul, onde as ondas estão a desabar. A ilha inteira está a afundar também”.

Enquanto isso, os cientistas estão a aprender tudo o que podem sobre este refúgio fugaz.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei o que é que isto tem de mais extraordinário do que o Vulcão dos Capelinhos.
    de um dia para o outro, em 1959, a Ilha do Faial aumentou de tamanho por acção de um vulcão submarino vizinho. E a erupção criou uma ligação terrestre ao Faial.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …