Iceberg retangular perfeito encontrado pela NASA à deriva na Antártida

NASA

Uma fotografia aérea partilhada pela NASA na quarta-feira capturou um iceberg retangular que está à deriva no oceano Antártico. Segundo Kelly Blunt, cientista na agência espacial e na Universidade de Maryland, o fenómeno é mais comum do que se possa imaginar.

“Há dois tipos de icebergs”, começou por explicar à Live Science. “Existem aqueles que todas as pessoas imaginam nas suas cabeça que afundou o Titanic. Esses parecem prismas ou triângulos à superfície. E, depois, temos o que chamamos icebergs tabulares“.

Os icebergs tabulares são largos, planos e longos. Quando as plataformas de gelo crescem demasiado, acabam por quebrar, separando-se em formas geométricas. O processo pode ser comparado ao crescimento de uma unha que, quando cresce demais, acaba por quebrar, referiu a especialista.

“O que faz com que este seja incomum é o facto de ser quase um quadrado”, declarou Blunt, que disse ainda que o iceberg poderá ter mais de 1,5 quilómetros.

Como todos os icebergs, a parte visível acima da água representa apenas 10% da massa do paralelepípedo. No caso dos icebergs tabulares, a massa submersa é também geométrica.

A cientista da NASA considerou que o iceberg era “fresco”, porque os vértices afiados indicam que o vento e as ondas ainda não terão tido tempo para quebrá-los.

Apesar de o iceberg ter uma grande massa, Kelly Blunt não aconselharia uma caminhada na sua superfície, uma vez que é longo, mas a profundidade não é suficiente para ser estável e seguro. Provavelmente não se viraria“, disse a especialista. Mas poderia quebrar a qualquer momento.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. não acredito muito nesta explicação. Um quadrado perfeito ? Se quebrasse teria rebordas. Isto parece mais um teste com algum tipo de laser do que um acontecimento natural.

  2. A única coisa que acho “estranha” nesta notícia, é o facto da NASA só agora ter reparado… melhor dizendo, só agora ter assumido a existência de actividade de CORTE e fragmentação dos gelos polares….
    Há muito tempo que estão publicados vídeos no YouTube, denunciando esta actividade.
    Escusado é dizer que a tecnologia usada – não podendo ser picareta nem serrote – só pode ser da responsabilidade da Aviação que sobrevoa essas regiões da atmosfera.
    E entretanto, muita gente continua a acreditar que as “Alterações Climáticas” não são fabricadas por tecnologia militar, isto é, que se trata de “Manipulação Climática” obtida através de tecnologia específica.
    “Pois pois… então tá bem… engana-me que eu gosto” 🙁

RESPONDER

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …