/

Hubble deteta misteriosos “mísseis espaciais” com o dobro do tamanho de Marte

1

(dr) NASA, ESA, and A. Feild (STScI)

-

O Hubble detetou recentemente umas esferas gigantes de plasma fundido que viajam a uma velocidade impressionante, a 1200 anos luz do nosso planeta.

As enormes esferas gasosas têm o dobro do tamanho de Marte, temperaturas quase duas vezes mais altas que a superfície do Sol e movem-se a 850 mil quilómetros por hora.

O descobrimento do telescópio espacial da NASA serviu de base a um estudo agora publicado no Astrophysical Journal.

Durante mais de uma década, os cientistas utilizaram este telescópio para observar o comportamento de uma estrela de carbono em extinção, apelidada de V Hydrae.

No entanto, acabaram por descobrir também estes “mísseis espaciais” que, além de terem duas vezes o tamanho de Marte, alcançam temperaturas quase duas vezes mais altas que a superfície do Sol.

Além disso, estas esferas conseguem mover-se a uma velocidade de 850 mil quilómetros por hora, o que se pode traduzir numa viagem entre a Terra e a Lua de apenas 30 minutos.

(dr) NASA, ESA, and A. Feild (STScI)

-

Uma das teorias dos cientistas é que estes “mísseis” poderiam ter sido lançados por um grupo desconhecido de estrelas, que orbitam uma gigante vermelha, como uma espécie de “chuva estelar”, que ocorreu a cada oito anos e meio durante os últimos quatro séculos.

De acordo com essa mesma teoria, o grupo de estrelas absorveu energia da V Hydrae para formar esferas que, posteriormente, foram lançadas para o Espaço.

Este fenómeno poderia explicar a enorme quantidade de esferas brilhantes que anda ao redor de estrelas em extinção, observadas pelo Hubble desde o início da sua operação, em 1990.

ZAP / RT

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.