//

Um homem limpou o ouvido com um cotonete. Contraiu uma infeção no crânio

Um homem no Reino Unido deixou de limpar os ouvidos com cotonetes após desenvolver uma infeção potencialmente fatal que afetou a sua audição, espalhou-se para o revestimento do cérebro e causou sintomas neurológicos.

Os problemas do homem de 31 anos começaram quando a ponta de um cotonete ficou presa dentro do canal auditivo, embora ele tenha dito aos médicos que não sabia exatamente como ou quando aconteceu. Um pouco de algodão no ouvido pode parecer inofensivo, mas neste caso, causou estragos.

O homem desenvolveu uma grave infeção bacteriana que começou no canal auditivo, progrediu até ao osso na base do crânio e subiu para o interior do cérebro – as meninges, explicou Alexander Charlton, membro da equipa de especialistas em ouvido, nariz e garganta envolvidos no tratamento do paciente no University Hospital Coventry.

Mesmo que a infeção não tenha entrado no cérebro do homem – não progrediu além do revestimento – começou a causa sintomas neurológicos. O homem foi levado para a sala de emergência depois de sofrer uma convulsão e entrar em colapso.

Charlton disse ao Live Science que suspeita que tanto as toxinas da infeção bacteriana como a pressão no cérebro causaram a convulsão.

Os sintomas do homem, no entanto, começaram muito antes da crise, de acordo com o relatório. Ele começou a sentir dor e descargas da sua orelha esquerda durante cerca de dez dias antes da convulsão e tinha dores de cabeça no lado esquerdo da cabeça que eram tão graves que o fizeram vomitar. Além disso, começou a ter dificuldade em lembrar-se do nome das pessoas.

Os problemas no ouvido do homem não eram novidade. Ele disse aos médicos que tinha sofrido com dores na orelha esquerda e perda de audição nos últimos cinco anos e que tinha sido tratado duas vezes devido a infeções graves de ouvido do mesmo lado.

Quando chegou ao hospital, os médicos examinaram-lhe o cérebro: as imagens revelaram dois abcessos – ou áreas inflamadas preenchidas com pus nos ossos da base do crânio, adjacentes ao canal do ouvido esquerdo. Isto mostrou aos médicos que, embora a infeção possa ter começado dentro do canal auditivo do homem, espalhou-se além dessa área.

O homem foi diagnosticado com “otite externa necrosante” ou uma infeção no tecido mole do canal auditivo externo.

Os médicos do homem realizaram uma pequena cirurgia para explorar o canal auditivo. Durante a operação, localizaram e removeram a ponta do cotonete. A ponta estava cercada por cera e detritos, sugerindo que esteve lá durante algum tempo.

O homem passou quase uma semana no hospital e precisou de dois meses de antibióticos intravenosos e orais para tratar a infeção, mas não teve problemas auditivos ou de raciocínio a longo prazo.

Os médicos aconselharam-no a não voltar a usar cotonetes de algodão para limpar os ouvidos. “Só podem causar problemas”, disse Charlton, observando que os cotonetes têm sido associados a infeções de ouvido e tímpanos perfurados.

O caso clínico foi publicado em 6 de março na revista BMJ Case Reports.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.