A história do telégrafo, um dispositivo que revolucionou a forma como comunicamos

Zubro / Wikimedia

A invenção de Samuel Morse finalmente acabou com a espera infindável por cartas e permitiu fazer comunicações a longa distância de forma rápida.

Foi uma invenção que revolucionou as comunicações para sempre. Se até aí a única forma de fazer chegar notícias um local distante era mandar uma carta que poderia demorar semanas a chegar, o telégrafo mudou a forma como comunicamos à distância. Mas ainda há dúvidas sobre como este aparelho foi inventado.

Em 1832, o artista americano Samuel Morse teve a ideia para o telégrafo elétrico, já depois de ter criado o famoso código Morse que era usado como linguagem nas comunicações.

Doze anos mais tarde, a 24 de Maio de 1844, o pintor chocou os congressistas quando enviou o primeiro telegrama oficial, de Washington D.C. para Baltimore. “O que fez Deus?“, lia-se na mensagem.

Mas as sementes que fizeram florescer o telégrafo foram plantadas muitos anos antes, ainda antes de Morse desenvolver o código. A primeira peça do puzzle surgiu em 1795, quando o inglês George Murray construiu um telégrafo que transmitia carateres com a abertura e o fecho de persianas.

Já em 1800, o físico Alessandro Volta inventou a bateria e quando o dinamarquês Hans Ørsted descobriu uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo em 1820, estava tudo pronto para que Morse tivesse um momento “Eureka!”.

Em 1837, a Câmara dos Representantes pediu aos seus cidadãos que propusessem ideias ou invenções para se facilitar a comunicação à distância e foi nessa altura que Morse decidiu arregaçar as mangas e pôr as mãos à obra.

Desde uma viagem de regresso à América em 1832 que Samuel Morse já que estava fascinado com o conceito de usar a eletricidade para além da mera transmissão de voltagem, depois de o cientista inglês Michael Faraday ter dado grandes passos no estudo do eletromagnetismo, relata o All That’s Interesting.

Foi nessa altura que o artista começou a ponderar se seria possível transmitir mensagens em código através de fios e da corrente elétrica. Dados os seus conhecimentos escassos sobre o tema, Morse recorreu à ajuda do professor de química Leonard D. Gale, que lhe explicou como aumentar a força de um sinal elétrico de forma a poder haver transmissão a longa distância.

Morse juntou-se depois ao técnico Alfred Vail, que o ajudou a construir o dispositivo. Em 1843, o pintor conseguiu que o Congresso financiasse a construção de uma linha para a comunicação dos telégrafos entre Baltimore e Washington D.C.

Depois da famosa primeira mensagem, a invenção rapidamente explodiu em popularidade. Em 1853, o Presidente Franklin Pierce aprovou planos para o primeiro escritório de telégrafos na Câmara dos Representantes e em 1861, já estava completada a primeira linha transcontinental.

Cinco anos mais tarde, já havia cabos de telegrafia a atravessar o Oceano Atlântico. O telégrafo foi assim uma das invenções mais importantes e revolucionárias para a comunicação humana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.