Uma imagem de satélite do Google Maps em Los Angeles, nos Estados Unidos, tornou-se viral recentemente por mostrar um terreno aberto com o que parecem ser pedidos de ajuda, que podem ser vistos do ar.
No terreno, que fica próximo da ponte César Chavez, é possível ler “HELP” (“AJUDA”), “TRAFICO” (espanhol para tráfego) e “TERRORISMO”, o que deixou muitas pessoas preocupadas no Reddit e no X sobre uma possível atividade criminosa.
“O que está a acontecer em Los Angeles?”, lê-se numa publicação no X, que se faz acompanhar da imagem capturada pelo Google Maps (que também pode ser encontrada no Google Earth) e que já levou a uma investigação da polícia local.
As imagens apareceram nos registos de imagens de satélite entre junho de 2023 e fevereiro de 2024. Uma rápida pesquisa no Google Maps permitiu confirmar que as imagens perturbadoras ainda se encontram na aplicação nestas coordenadas.
Algumas das mensagens foram escritas no chão e podem ser vistas nas imagens aéreas, enquanto outras aparecem em paredes e tapumes, sendo visíveis para os peões ou através do Google Street View.
A explicação das autoridades
De acordo com a ABC News, a polícia de Los Angeles visitou o local no último domingo e declarou que “não encontrou qualquer evidência de ameaças ou atividade criminosa na área”.
Entretanto, um vídeo um vídeo a circular nas redes sociais mostra a pessoa que alegadamente terá feito as marcações no terreno. No X, o departamento policial de Los Angeles (LAPD) informou que já tentou contactar o indivíduo várias vezes, uma vez que este se encontra no local há alguns anos, mas que a pessoa recusou abrigo ou uma avaliação de saúde mental.
O terreno pertence à empresa ferroviária Union Pacific. Em comunicado, a companhia alega que “um homem invadiu a propriedade para, repetidamente, criar estas mensagens erróneas” no terreno e em espaços vizinhos.
We’ve had several different contacts with the individual you speak of. He has refused housing or a mental health evaluation. There is no evidence of Human Trafficking. He has been at the location for a few years.
— LAPD Central Division (@LAPDCentral) January 27, 2025
ZAP // CanalTech