Harry Potter impulsionou o comércio ilegal de corujas na Indonésia

(dr) Warner Bros. Pictures

-

Um grupo de cientistas da Oxford Brookes University, na Grã-Bretanha, revela que o número de corujas comercializadas ilegalmente na Indonésia disparou nas últimas décadas devido à popularidade da saga Harry Potter.

Segundo o estudo publicado na Global Ecology and Conservation, a história de feiticeiros que têm corujas de estimação, criada por J.K. Rowling, popularizou o hábito de criar este tipo de aves dentro das habitações.

Antes da saga, as corujas eram chamadas de Burung Hantu na língua malaia, que significa “pássaro-fantasma” em português, e agora, são chamadas de Burung Harry Potter, ou “Ave Harry Potter”.

Como consequência, o número de animais vendidos chegou a 13 mil em 2016, uma quantidade que se restringia a poucas centenas antes dos filmes e livros do Harry Potter chegarem ao país, em 2000 e 2001.

Os cientistas receiam que esta popularização das corujas ameace a conservação de espécies mais raras, que não beneficiam de nenhum tipo de protecção por parte do governo indonésio.

Vincent Nijman, o principal autor do estudo, e a sua colega K. Anne-Isola Nekaris, contabilizaram a presença das corujas nos mercados das ilhas de Java e Bali, entre 1979 e 2010, através de relatórios e, entre 2012 a 2016, através de 109 visitas a 20 lojas.

Os investigadores verificaram que, entre 1980 e 2000, estas aves eram raramente encontradas à venda. Mas, em 2001, começaram a ser mais comercializadas, com dez ou mais espécies por mercado – e, nos últimos anos, este número tem vindo a aumentar.

Nos maiores comércios de Jacarta, a capital da Indonésia, encontram-se entre 30 e 60 corujas à venda, com a variedade de até oito espécies, sendo que a grande maioria das aves é capturada no seu habitat natural.

Apesar de a legislação indonésia proibir o comércio de espécies selvagens para as quais ainda não há cota de captura oficial, que é o caso de corujas, o governo ainda não reagiu ao comércio ilegal.

E, como a Indonésia não monitoriza a população selvagem destas aves, as informações estão restritas a estimativas feitas por cientistas. Deste modo, o declínio das corujas pode ser menos notado visto que são animais nocturnos.

Para incentivar a conservação, os autores do estudo pedem a inclusão das corujas na lista de espécies protegidas do país como um “primeiro passo para atenuar os efeitos negativos desta crescente tendência”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Plano Outono-Inverno prevê hospitais covid free, testes rápidos e task-force para doentes não-covid

O Plano de Outono-Inverno do Ministério da Saúde foi divulgado esta segunda-feira. O documento será revisto a cada dois meses. O Plano da Saúde para o Outono-Inverno, divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), revela …

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …