Hackers chineses mostram como abrir carros com chaves wireless por 18 euros

As chaves sem fios podem ser bastante convenientes para se poder entrar num automóvel sem se ter que carregar em qualquer botão, mas também podem abrir as portas – literalmente – aos ladrões.

O sistema apresentado por um grupo de hackers chineses não é propriamente novo, mas continua a impressionar pela simplicidade com que permite entrar ou até roubar veículos topo de gama que se pensaria usarem os mais avançados sistemas de segurança.

A simplicidade recai sobre o facto de os hackers nem sequer se darem ao trabalho de tentar crackar o sistema wireless das chaves, mas simplesmente recorrerem a um sistema de retransmissão que, para todos os efeitos, actua como amplificador permitindo manter a comunicação entre a chave e o automóvel a dezenas ou centenas de metros.

Tradicionalmente, estas chaves só funcionam numa proximidade bastante reduzida, mas recorrendo-se a estes módulos retransmissores, esse alcance é alargado substancialmente.

Basta então que os ladrões mantenham alguém perto da pessoa com a chave do veículo (enquanto vai a uma loja, por exemplo) e outro perto do veículo, que poderá entrar e colocar o carro em funcionamento.

Mesmo que depois o carro se comece a queixar de que a chave não está por perto, continuará a circular por motivos de segurança, permitindo que os ladrões conduzam até que se acabe o combustível.

Segundo o grupo de hackers, o hardware necessário para realizar este tipo de ataques é ridiculamente baixo, cerca de 20 dólares, pelo que não será de admirar se em breve começarem a aumentar os roubos de veículos por este método.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.