/

A habitabilidade da Terra é fruto do mero acaso

16

A Terra permaneceu continuamente habitável durante mais de três mil milhões de anos graças, pelo menos em parte, ao mero acaso, concluiu uma nova investigação da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

“Agora podemos entender que a Terra permaneceu com condições adequadas para a vida durante tanto tempo devido, pelo menos em parte, à sorte. Por exemplo, se um asteróide ligeiramente maior tivesse atingido a Terra, ou se o fizesse num momento diferente, a Terra poderia ter perdido a sua habitabilidade por completo”, disse Toby Tyrrell, especialista em Ciências do Sistema Terrestre da Universidade de Southampton, citado em comunicado.

Intrigado pelas diferenças climáticas entre a Terra e os seus vizinhos Vénus ou Marte, que acabam por ditar a sua habitabilidade, Tyrrell e a sua equipa levaram a cabo uma simulação sobre a evolução do clima em milhares de planetas.

Recorrendo ao super-computador Iridis da Universidade de Southampton, os especialistas executaram milhares de simulações, observando como é que 100.000 planetas diferentes respondiam aleatoriamente a eventos de alterações climáticas ao longo de três mil milhões de anos até chegarem a um ponto onde perdiam a sua habitabilidade.

Cada planeta foi simulado 100 vezes e o grande objetivo do procedimento visava responder à pergunta: o que fez com que a Terra sustentasse vida durante tanto tempo?

Ao que parece, a habitabilidade de um planeta é também fruto da sorte.

De acordo com os cientistas, os dados das simulações foram muito claros: a maioria dos planetas que continuaram a sustentar vida durante os 3 mil milhões de anos analisados tinha apenas uma probabilidade – e não uma certeza – de permanecer habitável.

Muitos dos planetas analisados falharam nas simulações, permanecendo apenas com condições favoráveis à vida ocasionalmente.

De uma população de 100.000 planetas, 9% (8.700) teve sucesso pelo menos uma vez. Destes 8.700 mundos, quase todos (8.000) foram bem sucedidos em metade das simulações (50 em 100) e a maioria (4.500) teve sucesso menos de dez vezes em 100.

“Noutras palavras, se um observador inteligente estivesse presente na Terra primitiva quando a vida evoluiu pela primeira vez e fosse capaz de calcular as hipóteses de o planeta permanecer habitável nos próximos milhões de anos, o cálculo poderia ter revelado probabilidades muito pobres“, explicou ainda Tyrrell, que é também co-autor do novo estudo, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Nature Communications Earth and Environment.

Na mesma nota, a equipa explica que a grande diferença desta simulação para outras realizadas em estudos anteriores reside no facto de os cientistas se debruçarem no estudo computorizado de milhares de planetas e não apenas de um, a Terra.

O estudo teoriza ainda que noutras partes do Universo podem ter existido planetas parecidos com a Terra com perspetivas iniciais de habitabilidade também semelhantes, mas que estes mundo, devido a eventos casuais, acabaram por se tornar muito quentes ou frios, pondo assim fim às suas hipóteses de abrigar vida.

Os cientistas acreditam ainda que à medida que as técnicas de descoberta de novos exoplanetas se tornem melhores e que mais “Terras-gémeas” sejam encontradas e analisadas, mais provável é que a maioria seja considerável inabitável.

Sara Silva Alves, ZAP //

16 Comments

  1. É uma teoria, válida como outras, porque não sabemos, nem se alguma vez conseguiremos descobrir evidências inequívocas.
    “Os cientistas acreditam…” … É isto, eles têm a sua crença.
    A vantagem da ciência é que se procura provas que possam sustentar as teorias. Tudo certo

  2. Gosto de seguir as vossas notícias, mas a qualidade de escrita têm vindo constantemente a decrescer e nota-se que não há qualquer tipo de revisão, nem sequer do autor.
    Palavras comidas, erros gramaticais e linguagem pobre, começam a tirar a vontade de ler mais.

  3. Diz o néscio no seu coração : “Não há Deus” !
    Acreditar que toda a complexidade da vida surge por acaso , seria o mesmo que acreditar que a explosão numa tipografia daria origem a um dicionário ?! É preciso ter muita fé para ser ateu … não lembra ao careca ?! Sobretude é uma desonestidade mental a toda a prova as tretas de pseudo-ciência e a banda desenhada da teoria da evolução. Nem Darwin acreditou nela…para ele tudo era um suponhamos …agora anda quase toda a ensinar a mentira … exceto cientistas sérios e inteligentes !
    Leiam a Bíblia …pois o homem erra desconhecendo a Escritura ! Antes que seja tarde demais…

    • Hahahaaa!…
      Em 2020 haver alguém com acesso à Internet a dizer para se ler um livro de ficção medieval como a Bíblia, quando de fala em ciência – só pode ser alguém mesmo muito néscio!!

      • Ok, meu caro. Já percebi o quão inteligente é. Você é na realidade um desperdício.
        Candidate-se a cientista, que você merece. É mesmo muito inteligente.
        Aconselho-o a não celebrar o Natal. Vá trabalhar nesse dia, pois celebrar o Natal é ser muito medieval. Já agora, na Páscoa, vá trabalhar também.

      • Sinceramente não me parece que tenhas capacidade para avaliar a inteligência de alguém, mas ok…
        Nem percebeste muito bem… eu já sou cientista!!
        Não que isso tenha alguma relação com o que escrevi, mas eu nunca celebrei o Natal, nem a Pascoa!…

      • Medieval?!!! Este gajo anda todo queimado. A Bíblia da Idade Média?!!!
        Mas andas a tomar o quê?!!!!!! Da-se…

      • O que tens alminha??
        Tu também pareces ser do tempo medieval…
        Não me digas que Cristo e os apóstolos andavam com a Bíblia debaixo do braço?…
        Tipo Trump no comícios da carneirada…

      • Saiba V.Exa …não deve saber porque lê pouco ou só lê o que quer …que a Biblia ainda é hoje o livro mais lido no Mundo !!
        Voltaire afirmava 200 anos atrás que em 100 anos a Biblia seria uma livro esquecido …interessante que ele morreu e casa dele (onde ele viveu) é hoje uma depositório de Biblia (armazém) da Sociedade Biblia internacional ! Irónico não é ? INCHA ! e arrepende-te —>Deus é amor !

      • A sério que a Bíblia é o livro mais lido?! Que novidade!…
        E sim, como óbvio, eu só leio o que quero…
        Para quem gosta de ficção, horror, violência, barbaridade, maldade, etc, etc, há livros bem mais interssantes do que a Bíblia!…

      • Quando os cordeirinhos aleindados falam da Bíblia (e de Deus), eu lembro-me logo desta parte:
        -Números 15:32-36
        “Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado.
        Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade, que o prenderam, porque não sabiam o que deveria ser feito com ele.
        Então o Senhor disse a Moisés: “O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento”.
        Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.”
        Lindo… apedrejado até à morte só porque estava apanhar lenha ao Sábado!!
        Deus é mesmo um amor!…

      • Achas bem andar a apanhar lenha ao sábado!??!! Não ter levado umas valentes chicotadas antes do apedrejamento já foi uma sorte.

      • Brincas, mas devido à cegueira selectiva e à falta de sentido crítico típica dos fanáticos religiosos, é bem capaz de aparecer por aí algum cordeirinho a defender essa punição divina!…

      • Eu defendo e até acho que devia merecer uma punição mais severa. Andar à lenha em pleno sábado?! Isso é mesmo de gente doida. Onde é que tal já se viu. Se calhar ainda aproveitou para apanhar pinhas para acender o fogo.

  4. Terra ‘e caso raro, SIM.
    Terra esta posicionada na area de sobrevivencia de seres vivos…
    Teve a sorte da Theia ter chocado com terra e transferir nucleo para terra e formar a Lua e formar escudo mais poderoso eletromagnetico. A lua por sua vez reduz a velociade de rotacao e desiquilibrios do eixo da terra e enfluenciado o movimento das mares e enfluenciando a vida na terra atravez da sua gravidade…
    Terra ocupava uma obrita mais fora {onde acumulou grandes quantidade de gelo} da area de sobrevivencia mas com choque com outro planeta, Theia foi movido para area que hoje ocupa e que permite existir vida, com mudanca de clima de temperaturas negativas passou para temperatura oscilatorias na ordem das dezesnas de graus variado entre os -40 graus nos polos e temperaturas quentes e humidadas no equador…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.