Há um mês, Javi Martínez ia sair do Bayern; agora é “senhor Supertaça”

(dr) FC Bayern

Javi Martínez, FC Bayern Munique

Thomas Müller lembrou o duplo registo histórico do seu companheiro de equipa. O médio contraria a tendência dos ex-jogadores do Atlético Bilbau.

O Bayern Munique já teve a possibilidade de ganhar a Supertaça Europeia em cinco temporadas. Só venceu em duas delas e há um nome que se destaca, em ambas as conquistas: Javi Martínez, o único que marcou nesses dois jogos – e golos decisivos, nas duas situações.

Nesta quinta-feira, o espanhol entrou já durante o prolongamento e, cinco minutos depois, cabeceou e fez o 2-1 final. Na Supertaça Europeia de 2013, quando o Bayern perdia por 1-2 diante do Chelsea de José Mourinho, também durante o prolongamento e já depois dos 120 minutos, Javi Martínez (que foi igualmente suplente nesse encontro) marcou e levou o jogo para as grandes penalidades, onde o Bayern foi melhor.

O “senhor Supertaça”, segundo Thomas Müller. “Estamos muito contentes, isto é inacreditável. Estamos muito cansados depois de 120 minutos contra o Sevilha, um adversário difícil. Lutámos muito e mostrámos que somos uma equipa com mentalidade de vencedor, mesmo quando não estamos no nosso melhor. Parabéns à equipa e ao Javi Martínez, o nosso Senhor Supertaça”, disse o alemão, em Budapeste.

Há poucas semanas, ia sair…

O médio espanhol, em declarações à Sky, falou sobre o seu pouco tempo de utilização mas assegurou que dá sempre o máximo pelo campeão europeu: “Sempre quis dar 100 por cento ao Bayern e mostrei isso hoje. Mesmo que jogue apenas 10 ou 15 minutos, tento ajudar a equipa e hoje fiz isso, ao marcar o golo. Estou muito feliz por ganhar este troféu pela segunda vez. Também marquei em 2013, por isso é uma noite ótima”.

A curiosidade aumenta porque, no dia 30 de agosto, foi praticamente anunciada a saída do internacional espanhol. O presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, disse que o jogador “está a pensar em sair” do Bayern, admitindo que seria difícil Javi jogar com regularidade em Munique. “O seu contrato termina daqui a um ano e já lhe dissemos saber que não iremos colocar qualquer obstáculo à sua saída”, revelou Rummenigge.

Em meados de setembro, uma conversa entre o médio, Thiago Alcântara e Lucas Hernández, num treino do Bayern Munique, foi captada por um microfone e, nesse diálogo, Javi Martínez deixou a ideia de que queria regressar ao Atlético Bilbau e até apontou que a camisola número 2 seria sua, caso se concretizasse essa mudança.

No entanto, quatro semanas depois desse comentário de Karl-Heinz Rummenigge, e apesar do interesse do Atlético Bilbau e de propostas milionárias provenientes da Arábia Saudita e da China, o jogador ficou e foi decisivo em nova conquista do Bayern em 2020.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …