Há mais uma boa razão para beber chá preto

Um estudo recente apresentado na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes sugere que o consumo diário de chá escuro pode oferecer efeitos protetores contra a diabetes tipo 2.

O estudo, ainda por publicar, indica que as pessoas que consomem chá escuro regularmente têm um risco 53% menor de pré-diabetes e um risco 47% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Conduzido por investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, o envolveu quase 2.000 adultos de oito províncias na China, incluindo indivíduos com diabetes, pré-diabetes e níveis normais de glicose.

O estudo examinou a correlação entre a frequência e o tipo de chá consumido e vários marcadores, como a excreção de glicose na urina, resistência à insulina e estado glicémico geral.

Os investigadores da Universidade de Adelaide atribuem esses benefícios de saúde aos compostos bioativos libertados durante o processo de fermentação do chá escuro, como alcaloides. Estes compostos ajudam a melhorar a regulação do açúcar no sangue, contribuindo para os menores riscos observados.

Não é a primeira vez que o chá é associado a benefícios para a saúde. Anteriormente, foi ligado a um risco reduzido de doenças cardíacas, AVC e alguns tipos de cancro.

No entanto, este novo estudo reforça a ideia de que os benefícios podem estender-se a um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue, o que é particularmente importante no contexto da diabetes.

“Os benefícios para a saúde do chá, incluindo um risco reduzido de doença cardiovascular e diabetes tipo 2, têm sido relatados em vários estudos nos últimos anos, mas os mecanismos subjacentes a esses benefícios têm sido pouco claros”, explicou Tongzhi Wu, um dos autores do estudo, citado pela ZME Science.

O estudo levou em consideração as diferenças de idade, sexo e fatores de estilo de vida e descobriu que o consumo diário de chá leva ao aumento da excreção urinária de glicose e à redução da resistência à insulina.

Os efeitos foram mais pronunciados em quem bebia chá escuro do que em outros tipos, como chá verde ou chá vermelho.

“As nossas descobertas sugerem que beber chá escuro todos os dias tem o potencial de atenuar o risco e a progressão da diabetes tipo 2 através de um melhor controlo do açúcar no sangue”, disse Zilin Sun, investigador da Universidade de Adelaide e autor principal do estudo.

Os investigadores, que alertam que o estudo agora apresentado é observacional e não prova causalidade, estão a planear um ensaio para validar estas descobertas e explorar os benefícios do chá escuro no controlo da glicose no sangue em pessoas com diabetes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.