Guru da falsa seita que violava crianças em Palmela agredido na cadeia

Elza Fiúza / ABr

-

O julgamento da falsa seita religiosa que era uma fachada para o abuso sexual de crianças foi adiado para o início de 2017. O principal arguido do caso, acusado de 200 crimes de abuso sexual e em prisão preventiva, já foi agredido por diversas vezes por outros reclusos.

Um familiar de Rui Pedro, conhecido como o “guru” da falsa seita religiosa “Verdade Celestial”, que abusava de crianças numa quinta de Brejos do Assa, em Palmela, Setúbal, conta ao Correio da Manhã que o homem “já foi por diversas vezes agredido no estabelecimento prisional de Setúbal”.

“Rui Pedro teve mesmo de ser assistido na enfermaria da cadeia“, refere o diário, revelando que outro dos oito arguidos deste caso também foi agredido por outros reclusos.

O “Mestre dos Espíritos” ou “guru”, como era conhecido este homem de 34 anos que se fazia passar por psicólogo, foi acusado de 200 crimes de abuso sexual sobre menores e adolescentes.

A primeira sessão do julgamento estava marcada para esta terça-feira, mas foi adiada para 10 de Janeiro do próximo ano, depois de uma das arguidas ter renunciado ao advogado, conforme revelou o Tribunal de Setúbal.

“Representante de Deus na Terra”

“A falsa seita foi uma invenção de Rui Pedro, que conseguiu convencer adultos e crianças de que era o representante de Deus na Terra”, refere o Expresso sobre este caso que está a chocar o país.

Nove crianças terão sido violadas por membros deste grupo de arguidos que estão acusados, no total, de mais de 400 crimes de abuso sexual de menores.

“O pretexto da ‘Verdade Celestial’ era apenas um: dominar e abusar mais facilmente dos menores, promover a poligamia e todo o tipo de promiscuidade sexual”, relata um investigador da Polícia Judiciária.

Na acusação do Ministério Público a que o semanário teve acesso, considera-se que Rui Pedro “teve a ideia de criar um esquema que lhe permitisse obter dinheiro e simultaneamente ter relações sexuais com crianças”.

Para propiciar condições para cometer os crimes, dava consultas de psicologia a cinco euros e terá abusado também dos seus dois filhos menores que terão igualmente sido violados por outros elementos da falsa seita.

O despacho de acusação do MP constata que os arguidos “revelavam um total desrespeito pelas crianças” e que justificavam as violações como “actos purificadores”.

Cinco dos oito arguidos, entre os quais está a mulher do “guru” e mãe dos seus dois filhos, aguardam a realização do julgamento em prisão preventiva.

A primeira sessão do julgamento foi marcada para a manhã de 10 de Janeiro de 2017, estando ainda agendadas sessões para os dias 12 e 13 do mesmo mês.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só gostava que alguém me esclarecesse até que horas é k podemos digitar “Comentários” para serem publicados? OBRIGADO. (É que já tenho aqui apresentado “comentários” a algumas notícias e nunca os vejo publicados)(Fico sempre na dúvida se é do sistema ou de alguma falha SERNSUR(i)A(L).

  2. Por acaso este Rui Pedro tem tido a sorte de serem apenas umas agressões, é pena ser tão pouco e ter que andar por aí a levar algumas mais, por outro lado se não existisse atualmente liberdade para tudo também não teria arriscado talvez ser mais um a inventar mais uma religião a seu gosto e se não existisse tanto parvalhão neste país não encontrariam terreno profícuo para progredirem.

  3. Afinal ha mais gente a queixar-se do mesmo. E que ja me aconteceu algumas vezes, mas pensava que tinha sido alguma falha ou erro meu, pelos visto o lapis azul esta de volta.

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …