Guerra de preços na luz e no gás garante descontos que podem chegar aos 20%

São cada vez mais os portugueses que optam por mudar de operador de electricidade no mercado liberalizado de Energia. A guerra de preços que se pratica neste sector, bem como no mercado do gás, pode garantir descontos que vão desde os 2% aos 20%.

Nos primeiros três meses do ano, mais de 120 mil clientes trocaram de comercializador de electricidade, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) citados pelo Dinheiro Vivo.

No sector do gás natural, 1,3% do total de 1,2 milhões de clientes também optou por outro fornecedor, de acordo com as mesmas fontes.

Estes dados reflectem a cada vez mais forte concorrência entre os diversos operadores que oferecem descontos atractivos para garantir mais clientes. Esses descontos “vão desde os 2% aos 20%“, conforme a sondagem feita pelo Dinheiro Vivo junto de EDP, Endesa, Galp, Iberdrola e Goldenergy.

A ERSE prevê que haja uma “tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre”.

Actualmente, a EDP, que controla 80% do mercado, é a empresa que disponibiliza descontos mais aliciantes com a venda de serviços adicionais como o Plano Saúde EDP e o serviço Funciona. A contratualização deste serviço por um mínimo de 12 meses resulta numa redução de 50% no preço das três primeiras mensalidades da factura da luz.

No caso da Goldenergy, detida pela suíça Axpo, os descontos vão dos 10% aos 20% na electricidade e no gás.

A Galp alia os benefícios oferecidos nos contratos de luz e gás aos combustíveis e às compras no supermercado Continente. Com o Plano Galp Continente, os descontos podem ser de 7% e 10% na luz e gás.

A espanhola Endesa oferece 12% de desconto “para sempre” com a tarifa e-luz&gás. A tarifa Quero+ Luz garante um desconto até 14% no total da factura, com a adesão a serviços suplementares como o débito directo e a factura digital.

A Iberdrola tem o Plano Casa que promete 11% de desconto com energia 100% verde. A adesão ao serviço Protecção Eléctrica Lar assegura um desconto de 13%.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Treta. Portugal tem a electricidade mais cara da Europa devido ao esquema das energias renováveis atraves dos CMECs, e prepara-se novo esquema assinado pelo João Galambas do PS para garantir que a situação continua

  2. O mercado liberalizado foi mais uma grande treta de passos coelho!
    Supostamente segundo esse pulha ia trazer preços mais baixos e afinal está tudo pior!

  3. Caro Viajante, sem querer ser advogado do “passos coelho” nos últimos, praticamente quatro anos tivemos um governo de extrema esquerda que também não se terá preocupado nada em corrigir essas “monstruosidades” do “passos coelho”. Estarão porventura a guardar-se para a próxima legislatura. Certo ?
    Respondendo à sua dúvida: sim, o Pai Natal existe!!!

    • Deves ser mesmo do grupo PS. Já lá vão 4 anos e o que a teus amigos fizeram mesmo.? Para não falar no grande Sócrates. O que sei é que desde que sou da iberdrola pago realmente menos. Prefiro pagar a espanhóis do que a chineses.

  4. Só sei que mudei da EDP para a Iberdrola e as faturas foram de 60-80€ mês para 30-40€, aderir à EDP foi um erro caro…

    • Repare bem na fatura, pois essa diferença não deve ter sido só a diferença de preço. Pode estar com valores por estimativa, e agora estar com estimativa mais baixa, ou seja, se for esse o caso, quando vier o acerto até vai doer.
      O melhor é fazer as contas com base nos mesmos consumos.
      No meu caso não é a Iberdrola a mais vantajosa (nem a EDP), mas isso depende do padrão de consumo já que alguns operadores têm o preço fixo mais elevado e kwh nais baixo (mais vantajoso para quem tem consumos elevados) e outros é o contrário.

      Aproveito este comentário para alertar que muitos consumidores estão a ser enganados pelo tarifário bi horário que muito poucos tarifários compensam em relação ao simples (tem de se fazer sempre a simulação em relação a consumos reais de 1 ano)

  5. Desconto mesmo é a primeira factura que é sempre pequena as outras vão aumentando de 6 em 6 meses …estão todos a ganhar com a luz tao cara sejam as empresas de eletricidade sejam politicos com açoes cotadas em bolsa destas empresas seja os governo com taxas e taxinhas mais iva na factura final.

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …