Guerra de preços na luz e no gás garante descontos que podem chegar aos 20%

São cada vez mais os portugueses que optam por mudar de operador de electricidade no mercado liberalizado de Energia. A guerra de preços que se pratica neste sector, bem como no mercado do gás, pode garantir descontos que vão desde os 2% aos 20%.

Nos primeiros três meses do ano, mais de 120 mil clientes trocaram de comercializador de electricidade, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) citados pelo Dinheiro Vivo.

No sector do gás natural, 1,3% do total de 1,2 milhões de clientes também optou por outro fornecedor, de acordo com as mesmas fontes.

Estes dados reflectem a cada vez mais forte concorrência entre os diversos operadores que oferecem descontos atractivos para garantir mais clientes. Esses descontos “vão desde os 2% aos 20%“, conforme a sondagem feita pelo Dinheiro Vivo junto de EDP, Endesa, Galp, Iberdrola e Goldenergy.

A ERSE prevê que haja uma “tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre”.

Actualmente, a EDP, que controla 80% do mercado, é a empresa que disponibiliza descontos mais aliciantes com a venda de serviços adicionais como o Plano Saúde EDP e o serviço Funciona. A contratualização deste serviço por um mínimo de 12 meses resulta numa redução de 50% no preço das três primeiras mensalidades da factura da luz.

No caso da Goldenergy, detida pela suíça Axpo, os descontos vão dos 10% aos 20% na electricidade e no gás.

A Galp alia os benefícios oferecidos nos contratos de luz e gás aos combustíveis e às compras no supermercado Continente. Com o Plano Galp Continente, os descontos podem ser de 7% e 10% na luz e gás.

A espanhola Endesa oferece 12% de desconto “para sempre” com a tarifa e-luz&gás. A tarifa Quero+ Luz garante um desconto até 14% no total da factura, com a adesão a serviços suplementares como o débito directo e a factura digital.

A Iberdrola tem o Plano Casa que promete 11% de desconto com energia 100% verde. A adesão ao serviço Protecção Eléctrica Lar assegura um desconto de 13%.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Treta. Portugal tem a electricidade mais cara da Europa devido ao esquema das energias renováveis atraves dos CMECs, e prepara-se novo esquema assinado pelo João Galambas do PS para garantir que a situação continua

  2. O mercado liberalizado foi mais uma grande treta de passos coelho!
    Supostamente segundo esse pulha ia trazer preços mais baixos e afinal está tudo pior!

  3. Caro Viajante, sem querer ser advogado do “passos coelho” nos últimos, praticamente quatro anos tivemos um governo de extrema esquerda que também não se terá preocupado nada em corrigir essas “monstruosidades” do “passos coelho”. Estarão porventura a guardar-se para a próxima legislatura. Certo ?
    Respondendo à sua dúvida: sim, o Pai Natal existe!!!

    • Deves ser mesmo do grupo PS. Já lá vão 4 anos e o que a teus amigos fizeram mesmo.? Para não falar no grande Sócrates. O que sei é que desde que sou da iberdrola pago realmente menos. Prefiro pagar a espanhóis do que a chineses.

  4. Só sei que mudei da EDP para a Iberdrola e as faturas foram de 60-80€ mês para 30-40€, aderir à EDP foi um erro caro…

    • Repare bem na fatura, pois essa diferença não deve ter sido só a diferença de preço. Pode estar com valores por estimativa, e agora estar com estimativa mais baixa, ou seja, se for esse o caso, quando vier o acerto até vai doer.
      O melhor é fazer as contas com base nos mesmos consumos.
      No meu caso não é a Iberdrola a mais vantajosa (nem a EDP), mas isso depende do padrão de consumo já que alguns operadores têm o preço fixo mais elevado e kwh nais baixo (mais vantajoso para quem tem consumos elevados) e outros é o contrário.

      Aproveito este comentário para alertar que muitos consumidores estão a ser enganados pelo tarifário bi horário que muito poucos tarifários compensam em relação ao simples (tem de se fazer sempre a simulação em relação a consumos reais de 1 ano)

  5. Desconto mesmo é a primeira factura que é sempre pequena as outras vão aumentando de 6 em 6 meses …estão todos a ganhar com a luz tao cara sejam as empresas de eletricidade sejam politicos com açoes cotadas em bolsa destas empresas seja os governo com taxas e taxinhas mais iva na factura final.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …