Guerra de preços na luz e no gás garante descontos que podem chegar aos 20%

São cada vez mais os portugueses que optam por mudar de operador de electricidade no mercado liberalizado de Energia. A guerra de preços que se pratica neste sector, bem como no mercado do gás, pode garantir descontos que vão desde os 2% aos 20%.

Nos primeiros três meses do ano, mais de 120 mil clientes trocaram de comercializador de electricidade, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) citados pelo Dinheiro Vivo.

No sector do gás natural, 1,3% do total de 1,2 milhões de clientes também optou por outro fornecedor, de acordo com as mesmas fontes.

Estes dados reflectem a cada vez mais forte concorrência entre os diversos operadores que oferecem descontos atractivos para garantir mais clientes. Esses descontos “vão desde os 2% aos 20%“, conforme a sondagem feita pelo Dinheiro Vivo junto de EDP, Endesa, Galp, Iberdrola e Goldenergy.

A ERSE prevê que haja uma “tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre”.

Actualmente, a EDP, que controla 80% do mercado, é a empresa que disponibiliza descontos mais aliciantes com a venda de serviços adicionais como o Plano Saúde EDP e o serviço Funciona. A contratualização deste serviço por um mínimo de 12 meses resulta numa redução de 50% no preço das três primeiras mensalidades da factura da luz.

No caso da Goldenergy, detida pela suíça Axpo, os descontos vão dos 10% aos 20% na electricidade e no gás.

A Galp alia os benefícios oferecidos nos contratos de luz e gás aos combustíveis e às compras no supermercado Continente. Com o Plano Galp Continente, os descontos podem ser de 7% e 10% na luz e gás.

A espanhola Endesa oferece 12% de desconto “para sempre” com a tarifa e-luz&gás. A tarifa Quero+ Luz garante um desconto até 14% no total da factura, com a adesão a serviços suplementares como o débito directo e a factura digital.

A Iberdrola tem o Plano Casa que promete 11% de desconto com energia 100% verde. A adesão ao serviço Protecção Eléctrica Lar assegura um desconto de 13%.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Treta. Portugal tem a electricidade mais cara da Europa devido ao esquema das energias renováveis atraves dos CMECs, e prepara-se novo esquema assinado pelo João Galambas do PS para garantir que a situação continua

  2. O mercado liberalizado foi mais uma grande treta de passos coelho!
    Supostamente segundo esse pulha ia trazer preços mais baixos e afinal está tudo pior!

  3. Caro Viajante, sem querer ser advogado do “passos coelho” nos últimos, praticamente quatro anos tivemos um governo de extrema esquerda que também não se terá preocupado nada em corrigir essas “monstruosidades” do “passos coelho”. Estarão porventura a guardar-se para a próxima legislatura. Certo ?
    Respondendo à sua dúvida: sim, o Pai Natal existe!!!

    • Deves ser mesmo do grupo PS. Já lá vão 4 anos e o que a teus amigos fizeram mesmo.? Para não falar no grande Sócrates. O que sei é que desde que sou da iberdrola pago realmente menos. Prefiro pagar a espanhóis do que a chineses.

  4. Só sei que mudei da EDP para a Iberdrola e as faturas foram de 60-80€ mês para 30-40€, aderir à EDP foi um erro caro…

    • Repare bem na fatura, pois essa diferença não deve ter sido só a diferença de preço. Pode estar com valores por estimativa, e agora estar com estimativa mais baixa, ou seja, se for esse o caso, quando vier o acerto até vai doer.
      O melhor é fazer as contas com base nos mesmos consumos.
      No meu caso não é a Iberdrola a mais vantajosa (nem a EDP), mas isso depende do padrão de consumo já que alguns operadores têm o preço fixo mais elevado e kwh nais baixo (mais vantajoso para quem tem consumos elevados) e outros é o contrário.

      Aproveito este comentário para alertar que muitos consumidores estão a ser enganados pelo tarifário bi horário que muito poucos tarifários compensam em relação ao simples (tem de se fazer sempre a simulação em relação a consumos reais de 1 ano)

  5. Desconto mesmo é a primeira factura que é sempre pequena as outras vão aumentando de 6 em 6 meses …estão todos a ganhar com a luz tao cara sejam as empresas de eletricidade sejam politicos com açoes cotadas em bolsa destas empresas seja os governo com taxas e taxinhas mais iva na factura final.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …