Guerra de preços na luz e no gás garante descontos que podem chegar aos 20%

São cada vez mais os portugueses que optam por mudar de operador de electricidade no mercado liberalizado de Energia. A guerra de preços que se pratica neste sector, bem como no mercado do gás, pode garantir descontos que vão desde os 2% aos 20%.

Nos primeiros três meses do ano, mais de 120 mil clientes trocaram de comercializador de electricidade, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) citados pelo Dinheiro Vivo.

No sector do gás natural, 1,3% do total de 1,2 milhões de clientes também optou por outro fornecedor, de acordo com as mesmas fontes.

Estes dados reflectem a cada vez mais forte concorrência entre os diversos operadores que oferecem descontos atractivos para garantir mais clientes. Esses descontos “vão desde os 2% aos 20%“, conforme a sondagem feita pelo Dinheiro Vivo junto de EDP, Endesa, Galp, Iberdrola e Goldenergy.

A ERSE prevê que haja uma “tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre”.

Actualmente, a EDP, que controla 80% do mercado, é a empresa que disponibiliza descontos mais aliciantes com a venda de serviços adicionais como o Plano Saúde EDP e o serviço Funciona. A contratualização deste serviço por um mínimo de 12 meses resulta numa redução de 50% no preço das três primeiras mensalidades da factura da luz.

No caso da Goldenergy, detida pela suíça Axpo, os descontos vão dos 10% aos 20% na electricidade e no gás.

A Galp alia os benefícios oferecidos nos contratos de luz e gás aos combustíveis e às compras no supermercado Continente. Com o Plano Galp Continente, os descontos podem ser de 7% e 10% na luz e gás.

A espanhola Endesa oferece 12% de desconto “para sempre” com a tarifa e-luz&gás. A tarifa Quero+ Luz garante um desconto até 14% no total da factura, com a adesão a serviços suplementares como o débito directo e a factura digital.

A Iberdrola tem o Plano Casa que promete 11% de desconto com energia 100% verde. A adesão ao serviço Protecção Eléctrica Lar assegura um desconto de 13%.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Treta. Portugal tem a electricidade mais cara da Europa devido ao esquema das energias renováveis atraves dos CMECs, e prepara-se novo esquema assinado pelo João Galambas do PS para garantir que a situação continua

  2. O mercado liberalizado foi mais uma grande treta de passos coelho!
    Supostamente segundo esse pulha ia trazer preços mais baixos e afinal está tudo pior!

  3. Caro Viajante, sem querer ser advogado do “passos coelho” nos últimos, praticamente quatro anos tivemos um governo de extrema esquerda que também não se terá preocupado nada em corrigir essas “monstruosidades” do “passos coelho”. Estarão porventura a guardar-se para a próxima legislatura. Certo ?
    Respondendo à sua dúvida: sim, o Pai Natal existe!!!

    • Deves ser mesmo do grupo PS. Já lá vão 4 anos e o que a teus amigos fizeram mesmo.? Para não falar no grande Sócrates. O que sei é que desde que sou da iberdrola pago realmente menos. Prefiro pagar a espanhóis do que a chineses.

  4. Só sei que mudei da EDP para a Iberdrola e as faturas foram de 60-80€ mês para 30-40€, aderir à EDP foi um erro caro…

    • Repare bem na fatura, pois essa diferença não deve ter sido só a diferença de preço. Pode estar com valores por estimativa, e agora estar com estimativa mais baixa, ou seja, se for esse o caso, quando vier o acerto até vai doer.
      O melhor é fazer as contas com base nos mesmos consumos.
      No meu caso não é a Iberdrola a mais vantajosa (nem a EDP), mas isso depende do padrão de consumo já que alguns operadores têm o preço fixo mais elevado e kwh nais baixo (mais vantajoso para quem tem consumos elevados) e outros é o contrário.

      Aproveito este comentário para alertar que muitos consumidores estão a ser enganados pelo tarifário bi horário que muito poucos tarifários compensam em relação ao simples (tem de se fazer sempre a simulação em relação a consumos reais de 1 ano)

  5. Desconto mesmo é a primeira factura que é sempre pequena as outras vão aumentando de 6 em 6 meses …estão todos a ganhar com a luz tao cara sejam as empresas de eletricidade sejam politicos com açoes cotadas em bolsa destas empresas seja os governo com taxas e taxinhas mais iva na factura final.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …