/

Em nome da Ciência, um grupo de médicos engoliu peças da Lego

1

awee_19 / Flickr

No início deste ano, um grupo de seis médicos decapitou mini-figuras da Lego em prol da Ciência. Os pediatras engoliram depois as pequenas cabeças, tentando responder a uma pergunta que tantas vezes lhes é colocada: “O meu filho engoliu uma peça da Lego, quanto tempo demorará a sair?”.

De acordo com os médicos australianos, que são também cientistas, o tempo médio para a evacuação da peça engolida é de cerca de 1,7 dias. No entanto, um dos médicos ainda não tinha encontrado a “cabeça amarela” duas semanas depois.

Os médicos concluíram com a experiência que engolir uma pequena peça não representa, por norma, um grande problema para as crianças, contudo, frisam, os pais devem manter-se atentos. “Embora a maioria das peças que as crianças engulam acabem por sair, algumas podem ser perigosas, devendo os pais ficar vigilantes“, disse o médico Andrew Tagg, da Universidade de Melbourne, na Austrália, que participou na investigação.

As peças de brinquedos são a segunda coisa mais comum que as crianças engolem, causando preocupação nos pais. Para a edição especial de Natal do jornal, a equipa decidiu arriscar os seus próprios corpos. “Não podíamos pedir algo aos nossos voluntários que nós próprios não faríamos”, explicaram no estudo, citado pelo jornal britânico.

A pergunta que inquieta centenas de país por todo o mundo foi respondida e as conclusões do estudo foram recentemente publicadas no Journal of Paediatrics and Child Health.

Um relatório de 2006 revelou que nos Estados Unidos 100 mil pessoas engolem a cada ano objetos não comestíveis, destes cerca de 80% são casos de crianças entre os seis meses e os três anos.

1 Comment

  1. A pergunta deveria de ser: quanto tempo demora a chegar o cancro nos intestinos a este cientista por andar a comer plástico ou esse é do bom? pelo menos é caro, deve ser plástico gourmet

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.