Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Fully Handoko / EPA

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF).

“Em Vathy, seis mil pessoas estão amontoadas em condições terríveis num complexo projetado para apenas 650. Metade são mulheres e crianças. A maioria vive em tendas improvisadas sem acesso regular a banhos ou chuveiros”, assinalou Eirini Papanastasiu, coordenadora da MSF em Samos, em comunicado, citado pela agência Lusa.

Este é o segundo incêndio em instalações que acolhem refugiados, migrantes e requerentes de asilo nas ilhas do Egeu, depois do incêndio no campo de Moria, há duas semanas, em que morreu uma mulher.

Segundo os meios de comunicação locais, o incêndio teve origem numa briga entre um grupo de sírios e afegãos na noite de segunda-feira, com três homens sírios esfaqueados.

A MSF estima que 600 pessoas perderam o espaço onde viviam. Após o incêndio, os refugiados foram alojados em diferentes abrigos fornecidos por ONG locais.

“Estamos a apoiar o hospital local com intérpretes. A nossa equipa também fornecerá ajuda psicológica de emergência e artigos de primeira necessidade para as pessoas afetadas pelo incêndio”, indicou Eirini Papanastasiu.

A organização exigiu novamente que as autoridades gregas e europeias transferissem todas as pessoas vulneráveis das ilhas para alojamentos apropriados e seguros.

“Incidentes como o incêndio da noite passada são o resultado direto das políticas europeias que continuam a deter pessoas em condições indignas e inseguras nas ilhas gregas”, afirmou a coordenadora da ONG em Samos.

O Governo grego anunciou a sua intenção de descongestionar as ilhas e aumentar os retornos para a Turquia de pessoas cujo pedido de asilo é rejeitado até 10 mil em 2020, apesar das suas críticas a Ancara pela intervenção na Síria.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Reduzir poluição do ar pode evitar mais de 50 mil mortes anuais

Reduzir a poluição do ar para os níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) poderia evitar mais de 50 mil mortes por ano, segundo um estudo publicado esta quarta-feira, que recomenda uma ação rápida. A …

Cunhado do rei de Espanha passa a regime de semiliberdade

A justiça espanhola concedeu esta quarta-feira o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, Inaki Urdangarin, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos. Na prisão desde 18 …

"A Constituição não é uma vaca sagrada". Albuquerque reitera que as Presidenciais deviam ter sido adiadas

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou que as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas, face ao estado de emergência no país. "A Constituição tem de ser instrumental, tem de estar ao serviço da …

Rio pede a António Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, já a partir desta quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19. “Faço-lhe um apelo público para que …

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …