Mais de duas toneladas de heroína foram descobertas em armazéns na Grécia em duas semanas, naquela que as autoridades gregas classificaram como a maior apreensão de droga de sempre realizada na Europa.
Quase uma tonelada foi encontrada pela polícia num armazém perto de Atenas na sexta-feira, um pouco mais de uma semana após uma apreensão de um carregamento ainda maior na cidade.
O ministro da Marinha Mercante grego, Miltiadis Varvitsioti, disse hoje que se trata da “maior quantidade de heroína alguma vez apreendida na Europa“.
O carregamento de sexta-feira, de 986.6 quilos, entrou na Grécia a bordo de um navio-cisterna, que também foi apreendido, indicou hoje a polícia portuária grega.
O navio-cisterna, chamado Noorl, tem pavilhão do Togo e pertence a uma empresa grega cujo nome não foi ainda divulgado.
Foram feitas 14 detenções relacionadas com a apreensão de sexta-feira em Koropi, a cerca de 40 quilómetros de Atenas.
Entre os detidos, estão 10 elementos da tripulação — cinco dos quais, cidadãos turcos — e o diretor grego da empresa proprietária do barco. Mais três pessoas envolvidas no cado foram igualmente detidas.
Esta apreensão ocorreu na sequência de outra grande operação, a 12 de junho, em que 1,113 toneladas de heroína foram encontradas noutro armazém da cidade.
A operação foi levada a cabo em coordenação com o Departamento de Combate à Droga norte-americano, referiu a guarda-costeira grega em comunicado.
Onze pessoas foram detidas no âmbito dessa operação, incluindo o proprietário do navio.
A droga ilegal destinava-se a ser transportada de camião da Grécia para mercados em toda a Europa.
/Lusa