Iniciativa Liberal acusa governo de “incapacidade” na gestão da pandemia

José Sena Goulão / Lusa

O deputado do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

A Iniciativa Liberal (IL) criticou este domingo a imposição de recolher obrigatório, no âmbito do estado de emergência, pela sua “eficácia duvidosa” e acusou o governo de “desorientação e incapacidade” na gestão da pandemia de covid-19.

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, o partido liderado por João Cotrim de Figueiredo considerou ainda que a medida carece de “uma base científica sólida” e que pode ter efeitos negativos não só a nível económico, mas mesmo no combate à propagação do novo coronavírus em Portugal.

“Esta medida irá levar a maiores concentrações durante certos períodos de tempo, empurrará as pessoas para locais fechados e continuará a arrasar economicamente vários setores já bastante afetados, como o comércio e a restauração”, refere a nota do partido, salientando que “o governo impõe medidas que agravam o estado de necessidade dos portugueses, diminuindo a sua capacidade de se protegerem a si próprios com responsabilidade individual”.

Segundo a IL, a estratégia do executivo socialista evidencia “efeitos dúbios na proteção face à pandemia”, mas “efeitos imediatos e evidentes na criação de pobreza e miséria”. Nesse sentido, o partido reforça que a política de combate à segunda vaga de covid-19 devia ter sido acautelada com o recurso ao setor privado e ao setor social.

“Toda a capacidade do sistema de saúde devia há muito ter sido negociada e reforçada para fazer face a esta crise”, continua a mensagem da IL, reiterando que o governo desperdiçou “oito meses em criar uma estratégia adequada”.

As críticas do partido estenderam-se igualmente aos restantes partidos da oposição que “viabilizaram o estado de emergência”, os quais acusou de votarem ao lado do executivo ou “escondendo-se atrás de uma abstenção comprometida, própria de quem não tem coragem de exigir responsabilidades ao Governo” na gestão da pandemia.

Portugal contabiliza pelo menos 2.896 mortos associados à covid-19 em 179.324 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Erro trágico". Pentágono admite que ataque com drone em Cabul não matou terroristas, mas civis

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …