Governo da Bulgária derrubado por moção de censura

Vassil Donev / EPA

O primeiro-ministro da Bulgária, Kiril Petkov, e o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte.

O primeiro-ministro da Bulgária, Kiril Petkov, e o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte.

Seis meses após tomar posse, o Governo de coligação do primeiro-ministro liberal búlgaro, Kiril Petkov, foi derrubado esta quarta-feira por uma moção de censura aprovada no Parlamento.

A iniciativa partiu do GERB, o antigo partido no poder de Boiko Borissov, dos seus aliados das Forças Democráticas Unidas e ainda do Movimento pelos Direitos e Liberdades (que representa a minoria turca) e dos nacionalistas pró-russos do Vazrajdane (Renascimento).

A moção foi aprovada por 123 deputados, enquanto 116 votaram contra, num total de 240 votos, anunciou o vice-presidente do Parlamento da Bulgária, Miroslav Ivanov.

Após três eleições legislativas sucessivas em 2021, muitos búlgaros receiam que o país mergulhe numa complexa crise política e num período já muito complicado devido à guerra na Ucrânia e do recrudescimento da pandemia da doença covid-19.

Um cenário de novas eleições deixa em risco a operacionalização dos milhões de euros dos fundos europeus para a recuperação pós-pandémica, assim como os planos do país para adoptar o euro em 2024.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.