Inteligência artificial volta a mexer no mercado. Google também vai apostar mais em vídeos curtos e em publicações de redes sociais.
Os resultados que o Google apresenta nas pesquisas são uma preocupação constante para muitas empresas, em diversos sectores – incluindo no jornalismo.
Quem tem de olhar para essa lista já saberá que há nova actualização em vista, para breve. E é uma mudança importante.
A Google já começou a trabalhar na alteração da apresentação dos resultados de pesquisa, sobretudo para incluir três novidades, de acordo como The Wall Street Journal.
A primeira, sem surpresa, é a incorporação de conversas com a inteligência artificial – sim, o ChatGPT volta a mexer no mercado.
A segunda é a aposta em vídeos de curta duração (conhecidos como shorts), famosos no TikTok, Instagram ou YouTube.
A terceira aposta é a incorporação de mais publicações de redes sociais nas suas listas de resultados.
Ou seja, a empresa afasta-se da lista de ligações para outros sites (os 10 links azuis), que parecia eterna desde que este motor de busca surgiu.
Esta é uma aproximação óbvia da Google à forma como os jovens realizam buscas e navegam pela internet no geral.
Estima-se que 40% dos jovens utilizem o Instagram e o TikTok para, por exemplo, encontrar restaurantes. Não vão ao Google.
A empresa também pensa em mostrar mais ligações para discussões em fóruns.
O anúncio oficial pode surgir ainda nesta semana.
Fica no ar uma questão essencial: as tradicionais ligações para sites vão desaparecer? Milhões de páginas/empresas dependem de tráfego para continuarem a existir e muito desse tráfego vem do Google.