/

Google quer construir o corpo humano perfeito

d.r. Google X

Andrew Conrad com dois colegas da equipa Google X e alguns dos instrumentos usados no laboratório de pesquisa biológica.

Andrew Conrad com dois colegas da equipa Google X e alguns dos instrumentos usados no laboratório de pesquisa biológica.

A Google embarcou naquele que pode ser o seu mais ambicioso e arriscado projecto científico de sempre: o interior do corpo humano. Com esta pesquisa, a empresa pretende ajudar a prevenir algumas doenças, como as cardíacas ou o cancro.

Denominado Baseline Study, o projecto vai recolher informação genética e molecular anónima de milhares de pessoas, com o objectivo de criar aquilo que a empresa pretende que seja a imagem de um ser humano saudável.

O projecto, ainda em estágio inicial, está a ser desenvolvido pelos laboratórios e investigadores da Google X e dirigido por Andrew Conrad, biólogo molecular e pioneiro no desenvolvimento de um teste mais barato para o vírus da imundeficiência humana (VIH) em doações de sangue.

O objectivo da pesquisa é ajudar os investigadores a detectar doenças e anomalias muito mais cedo, tornando a medicina mais preventiva do que curativa.

«Identificar problemas não é revolucionário. Se queremos mesmo ser proactivos, precisamos de saber como é o corpo humano e como funciona quando está bem», afirmou o especialista em biologia molecular, em declarações ao Washington Street Journal.

Para a fase inicial do Baseline Study, uma empresa de testes clínicos está a começar a recolher sangue, urina, saliva e lágrimas de 175 voluntários. Reunidas as amostras, a gigante americana vai recorrer aos seus sistemas informáticos e descobrir padrões e marcadores biológicos que possam ser usados pelos investigadores na detecção de doenças.

Devido a preocupações com a questão da privacidade, a Google garante que não terá acesso à identificação dos voluntários, muito menos a disponibilizará a agências de seguros que poderiam tentar beneficiar deste conhecimento.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.