GNR nega ter abandonado militar ferido na Grécia

Oscar in the middle / Flickr

Numa reportagem, a família do cabo José Bernardes acusa a GNR de ter abandonado o militar. José estava em missão na Grécia, quando sofreu um acidente de mota.

Na terça-feira a GNR negou ter abandonado o cabo José Bernardes, de 43 anos, o militar que ficou ferido na Grécia, onde se encontrava em serviço, na sequência de um acidente de mota. A força de segurança reagiu às acusações da mulher do cabo José Bernardes que, numa reportagem da TVI, acusou a GNR de o ter abandonado.

Segundo o Notícias ao Minuto, que cita um comunicado da Guarda Nacional Republicana, a GNR destaca que esteve sempre a acompanhar a situação do militar.

A autoridade esclarece que só foi informada do acidente no dia seguinte. O cabo José Bernardes ficou “com escoriações, um hematoma na cabeça mas consciente”.

O militar ficou internado no Hospital de Samos, que no dia 24 de julho, dois dias depois, pediu “a evacuação do militar para outro hospital que tivesse um serviço de neurocirurgia”, algo que não acontecia naquela unidade hospitalar.

“Desde então a GNR estabeleceu um canal de comunicação entre os seus médicos e os médicos helénicos para um acompanhamento mais próximo da evolução clínica”, pode ler-se no comunicado.

A GNR realça que foi sendo informada da evolução favorável do militar, tendo no dia 3 de agosto o Hospital de Samos referido que o hematoma e a hemorragia teriam desaparecido. Segundo a GNR, nesta data voltou-se a colocar a hipótese “de evacuação médica para um hospital em Atenas com serviço de neurocirurgia”.

A 9 de agosto “foi realizada uma reunião entre a equipa médica, a esposa do militar e o Oficial de Ligação da GNR, onde é transmitido pela equipa médica, que aquele momento seria uma boa oportunidade para evacuar o militar para Portugal, e não para qualquer hospital na Grécia”, realça a GNR, que acrescenta que esta decisão teria por base a “facilidade de comunicação” e o “desígnio da própria família”.

No dia 13 de agosto, o Diretor Clínico do Centro Clínico da GNR, já na posse dos últimos exames e diagnósticos disponibilizados, propõe a evacuação do cabo José Bernardes para Portugal, o que aconteceu no sábado.

A GNR informa ainda que a mulher do militar foi desde logo informada da situação clínica do marido e foi sempre acompanhada pela autoridade, tendo “sido disponibilizado todo o apoio necessário”. Além disso, destaca que o cabo José Bernardes continua a registar uma evolução favorável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.