Getty Images processa Microsoft por violação massiva de imagens protegidas

(dr) gettyimages.pt

-

Um novo produto da Microsoft que permite que editores online incorporem fotografias digitais nos seus sites é uma “violação massiva” de imagens protegidas por direitos de autor, disse a Getty Images numa ação movida em um tribunal federal em Nova York, avançou a agência Reuters.

O “Bing Image Widget”, lançado em 22 de agosto, dá aos editores a capacidade de criar um painel nos seus sites que exibe imagens digitais fornecidas pelo motor de buscas da Microsoft, o Bing, de acordo com a ação judicial.

Em vez de apontar um conjunto de imagens licenciadas, o produto permite acesso a milhões de imagens que podem ser encontradas online, independente de elas terem ou não direitos de autor, disse a ação judicial.

A Getty, que distribui e produz fotos, vídeos, música e produtos multimedia, pediu o bloqueio imediato do produto e uma indemnização num montante não especificado. O prejuízo real para a Getty é “incalculável”, de acordo com a ação judicial.

Em comunicado, uma porta-voz da Microsoft disse que a empresa iria considerar se as queixas da Getty tinham mérito.

“Como proprietários de direitos de autores nós mesmos, achamos que as leis são importantes nesta área”, disse a porta-voz em um e-mail. “Vamos analisar as preocupações da Getty.”

O widget da Microsoft já está a ser utilizado em sites em todo o mundo, segundo o processo. A Getty possui ou representa mais de 80 milhões de imagens digitais únicas, de acordo com a ação judicial.

Entretanto, à hora desta edição, o site de apresenta uma mensagem a informar que o download da versão beta do widget “foi temporariamente removido”.

bing.com

Bing Imagem Widget inacessível

Bing Imagem Widget inacessível

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.