A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos.

Na nova investigação, recentemente publicada na revista científica Communication Monographs, os cientistas exploraram as diferença a nível do afeto que homens e mulheres expressam, tentando perceber que parte do comportamento afetivo é influenciado pela genética comparativamente com o ambiente que rodeia pessoa em causa.

De acordo com o novo estudo, nas mulheres, a variabilidade no comportamento afetivo pode ser explicada em 45% por influências hereditárias e 55% por influências ambientais, como os média, relacionamentos pessoais ou outras experiências de vida.

Já os homens, não parecem ser influenciados pelo fator genético: a variação do comportamento afetivo entre o sexo masculino parece ser influenciada apenas por fatores ambientais – descoberta que surpreendeu os cientistas.

“Um estudo deste tipo abre espaço para falarmos sobre a possibilidade de que uma série de características sociais e comportamentais que assumimos automaticamente como aprendidas possam também ter um componente genético“, sublinhou o autor principal do estudo, Kory Floyd, cientista da Universidade do Arizona (EUA), citado pelo Futurity.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram 464 pares de gémeos, metade idênticos e metade fraternos, entre os 19 e 84 anos.

Tal como recorda a agência Europa Press, estudos com gémeos são comuns para perceber como é que os fatores genéticos e ambientais influenciam características específicas, uma vez que estes são, por norma, criados na mesma casa, tendo, por isso, geralmente uma educação e experiências muito semelhantes.

“Os nossos genes predispõem-nos a certos tipos de comportamento, mas isso não significa automaticamente que nos vamos envolver nesses comportamentos”, sublinhou o autor principal do estudo, Kory Floyd, cientista da Universidade do Arizona, nos EUA.

E rematou: “E certamente não significa que não temos controlo sobre eles”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …