A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos.

Na nova investigação, recentemente publicada na revista científica Communication Monographs, os cientistas exploraram as diferença a nível do afeto que homens e mulheres expressam, tentando perceber que parte do comportamento afetivo é influenciado pela genética comparativamente com o ambiente que rodeia pessoa em causa.

De acordo com o novo estudo, nas mulheres, a variabilidade no comportamento afetivo pode ser explicada em 45% por influências hereditárias e 55% por influências ambientais, como os média, relacionamentos pessoais ou outras experiências de vida.

Já os homens, não parecem ser influenciados pelo fator genético: a variação do comportamento afetivo entre o sexo masculino parece ser influenciada apenas por fatores ambientais – descoberta que surpreendeu os cientistas.

“Um estudo deste tipo abre espaço para falarmos sobre a possibilidade de que uma série de características sociais e comportamentais que assumimos automaticamente como aprendidas possam também ter um componente genético“, sublinhou o autor principal do estudo, Kory Floyd, cientista da Universidade do Arizona (EUA), citado pelo Futurity.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram 464 pares de gémeos, metade idênticos e metade fraternos, entre os 19 e 84 anos.

Tal como recorda a agência Europa Press, estudos com gémeos são comuns para perceber como é que os fatores genéticos e ambientais influenciam características específicas, uma vez que estes são, por norma, criados na mesma casa, tendo, por isso, geralmente uma educação e experiências muito semelhantes.

“Os nossos genes predispõem-nos a certos tipos de comportamento, mas isso não significa automaticamente que nos vamos envolver nesses comportamentos”, sublinhou o autor principal do estudo, Kory Floyd, cientista da Universidade do Arizona, nos EUA.

E rematou: “E certamente não significa que não temos controlo sobre eles”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …

Transferência de Diogo Leite para o Valencia pode cair por terra

A imprensa espanhola avança esta sexta-feira que a transferência do defesa central do FC Porto Diogo Leite para o Valência está em risco. Apesar de as negociações entre as partes estarem em curso já há algumas …

Catarina Martins sai em defesa da Festa do Avante (e atira-se a Rui Rio)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, sublinhou esta sexta-feira que os direitos políticos não estão limitados, após questionada sobre a realização da festa comunista do Avante!, e afirmou acreditar que os responsáveis estão …