Liya e Maxim são irmãos gémeos (mas nasceram com quase três meses de diferença)

Облздрав Уральск / Facebook

Liya e Maxim nasceram com 11 semanas de diferença, apesar de serem gémeos

Liya e Maxim, dois irmãos gémeos provenientes do Cazaquistão, nasceram com quase três meses de diferença (11 semanas de intervalo).

Na maioria das vezes, os gémeos saem da barriga da mãe com uma diferença de poucos minutos. Mas, às vezes, o atraso pode ser estendido para dias, semanas ou muito mais. Prova disso é o recente caso extremamente raro que ocorreu no Cazaquistão.

Segundo o Science Alert, uma mulher deu à luz os seus gémeos, sendo que um deles só nasceu quase três meses depois, isto é, 11 semanas após a irmã ter vindo ao mundo. Liya nasceu a 24 de maio e o seu irmão Maxim nasceu no passado dia 9 de agosto.



Liliya Konovalova, a mulher de 29 anos, está bem de saúde, assim como os seus dois bebés. O caso até chegou ao ministro da Saúde do país que, partilhou a notícia do nascimento nas redes sociais, e estima que este é o caso de um em 50 milhões.

Um dos dados por detrás deste incrível intervalo de tempo entre Liya e Maxim, escreve o mesmo site, é que a bebé nasceu de forma prematura, às 25 semanas de gestação, e pesando apenas 850 gramas.

Pelo contrário, quando o irmão gémeo nasceu, quase três meses depois, tinha um peso saudável de 2,9 quilos, ou seja, mais de três vezes o peso da sua irmã “mais velha”.

Porém, o nascimento prematuro de Liya é apenas uma parte da história. De acordo com o Live Science, a razão fundamental que explica este enorme intervalo de tempo é o facto de a progenitora ter uma rara condição de saúde chamada útero didelfo, uma malformação do útero que resulta numa espécie de útero duplo.

Quando isto acontece, cada feto desenvolve-se separadamente em cada útero, sendo os nascimentos prematuros e outras situações, como é o caso dos abortos espontâneos, uma complicação comum.

Muitas vezes, mulheres com este problema de saúde não sabem que têm um útero didelfo e, quando engravidam, podem nem se aperceber que estão grávidas de gémeos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …