Gelo Negro ameaça estradas alemãs. Pode acontecer em Portugal

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O chamado “Gelo Negro”, camada de gelo que se forma nas estradas e é um perigo para a circulação, está a provocar perturbações em diversas regiões da Alemanha.

A chuva e as temperaturas baixas dos últimos dias na Alemanha provocaram a formação de uma fina camada gelada que está a afetar comboios, aviões e a circulação rodoviária.

Segundo a Euronews, os comboios tiveram de circular em velocidade reduzida, houve voos cancelados e vários acidentes de viação.

Os serviços meteorológicos alemães emitiram alertas para este tipo de ocorrência em diversas regiões do país, em particular no norte e leste do país.

Apesar de raro, o fenómeno pode acontecer nas estradas de Portugal. Embora o nosso país seja conhecido pelo seu clima ameno, o frio extremos e valores anormais de neve e gelo nas estradas nos últimos invernos têm provocado acidentes nas estradas nacionais.

Gelo negro é o nome dado a uma camada de gelo vítreo que se deposita sobre uma dada superfície — geralmente, estradas ou pontes e viadutos. Forma-se primeiro nas pontes porque o ar circula por cima e por baixo das suas superfícies, fazendo com que a temperatura caia mais rapidamente.

Esta camada não é verdadeiramente negra, mas virtualmente transparente, deixando ver o asfalto das estradas — razão pela qual ganhou o nome de Gelo Negro.

Os valores tipicamente baixos de fragmentos visíveis de gelo, neve ou granizo à volta do gelo negro significam habitualmente que as áreas com gelo são praticamente invisíveis para os motoristas — não dando aos condutores indícios de que deveriam reduzir sua velocidade.

Finas camadas de gelo invisível semelhantes podem formar-se também em barcos e navios, podendo provocar a sua inclinação e por vezes afundamento. Nas montanhas, o gelo negro é muito perigoso para os alpinistas.

O gelo negro forma-se habitualmente quando a temperatura ambiente se encontra vários graus acima dos 0°C e o ar aquece rapidamente após um período de frio prolongado, que deixa a superfície das estradas com a temperatura bastante abaixo do ponto de congelamento.

Ao circular na presença deste gelo, o condutor deve respeitar os mesmos cuidados que adopta ao circular com o gelo “normal”: reduzir a velocidade, aumentar a distância de segurança e evitar manobras que possam condicionar a segurança rodoviária.

ZAP //

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