O chamado “Gelo Negro”, camada de gelo que se forma nas estradas e é um perigo para a circulação, está a provocar perturbações em diversas regiões da Alemanha.
A chuva e as temperaturas baixas dos últimos dias na Alemanha provocaram a formação de uma fina camada gelada que está a afetar comboios, aviões e a circulação rodoviária.
Segundo a Euronews, os comboios tiveram de circular em velocidade reduzida, houve voos cancelados e vários acidentes de viação.
Os serviços meteorológicos alemães emitiram alertas para este tipo de ocorrência em diversas regiões do país, em particular no norte e leste do país.
Apesar de raro, o fenómeno pode acontecer nas estradas de Portugal. Embora o nosso país seja conhecido pelo seu clima ameno, o frio extremos e valores anormais de neve e gelo nas estradas nos últimos invernos têm provocado acidentes nas estradas nacionais.
Gelo negro é o nome dado a uma camada de gelo vítreo que se deposita sobre uma dada superfície — geralmente, estradas ou pontes e viadutos. Forma-se primeiro nas pontes porque o ar circula por cima e por baixo das suas superfícies, fazendo com que a temperatura caia mais rapidamente.
Esta camada não é verdadeiramente negra, mas virtualmente transparente, deixando ver o asfalto das estradas — razão pela qual ganhou o nome de Gelo Negro.
Os valores tipicamente baixos de fragmentos visíveis de gelo, neve ou granizo à volta do gelo negro significam habitualmente que as áreas com gelo são praticamente invisíveis para os motoristas — não dando aos condutores indícios de que deveriam reduzir sua velocidade.
Finas camadas de gelo invisível semelhantes podem formar-se também em barcos e navios, podendo provocar a sua inclinação e por vezes afundamento. Nas montanhas, o gelo negro é muito perigoso para os alpinistas.
O gelo negro forma-se habitualmente quando a temperatura ambiente se encontra vários graus acima dos 0°C e o ar aquece rapidamente após um período de frio prolongado, que deixa a superfície das estradas com a temperatura bastante abaixo do ponto de congelamento.
Ao circular na presença deste gelo, o condutor deve respeitar os mesmos cuidados que adopta ao circular com o gelo “normal”: reduzir a velocidade, aumentar a distância de segurança e evitar manobras que possam condicionar a segurança rodoviária.
Os paises nordicos não estão nada habituados a lidar com estas situações. Nós, por cá… já vimos de tudo