Gana regista primeiros casos do mortal vírus de Marburg

OMS

Os primeiros casos do letal vírus de Marburg foram registados, este domingo, no Gana. Os casos foram identificados no início de julho e agora confirmados por um laboratório no Senegal.

Os infetados eram dois homens — um com 26 anos de idade e outro com 51 anos —, que morreram pouco depois de terem dado entrada nas urgências.

Quase 100 pessoas estão em quarentena por suspeita de infeção por terem tido contacto com estas duas pessoas ou outros casos suspeitos.

“As autoridades de saúde responderam rapidamente, preparando-se para um possível surto”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para África, em comunicado. “Isto é bom porque sem ação imediata e decisiva, o Marburg pode facilmente sair do controlo. A OMS está no terreno a apoiar as autoridades de saúde e agora que o surto foi declarado, estamos a mobilizar mais recursos para a resposta”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “as taxas de mortalidade variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, dependendo da estirpe do vírus e da qualidade da gestão dos casos”.

O vírus teve epidemias conhecidas em 1967 e depois em 1975, 1980, 1987, 1998, 2004-2005 e 2007-2014.

Não existe tratamento para a doença, mas os médicos defendem que beber muita água e tratar os sintomas específicos pode possibilitar a sobrevivência dos pacientes.

As autoridades alertaram as populações para que se mantenham longe de grutas e cozinhem todos os produtos de carne antes de os consumirem.

Em agosto do ano passado, as autoridades de saúde da Guiné-Conacri confirmaram o primeiro caso do vírus de Marburg no país e na África Ocidental.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.