Gaivotas preferem comida que veem os humanos a manipular

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que as gaivotas preferem comida que viram ser manipulada antes por humanos.

Face a dois alimentos idênticos, e em que um deste esteve antes na posse de um humano, as gaivotas decidiram alimentar-se de forma mais frequente a partir de produtos manipulados, de acordo com a nova investigação.

“Apesar de serem muito comuns nas cidades, pouco se sabe do comportamento urbano das gaivotas. Queríamos descobrir se as gaivotas são simplesmente atraídas pela visão dos alimentos ou se as ações das pessoas podem também chamar a atenção deste animais para um determinado alimento”, disse Madeleine Goumas, autora principal do estudo, citada em comunicado da universidade britânica.

Os cientistas descobriram agora que o Homem pode ter um impacto na escolha alimentar destes animais. “O nosso estudo mostra que os sinais humanos podem desempenhar um papel importante na forma como as gaivotas encontram comida e pode explicar, em parte, porque é que as gaivotas conseguiram colonizar áreas urbanas”, sustentou.

A investigação foi conduzida nas cidades britânicas de Falmouth e Penzance, tendo sido abordadas gaivotas-prateadas. Ao todo, foram testados 38 animais.

“As nossas descobertas sugerem que as gaivotas tendem a aproximar-se de alimentos que viram a ser manipulados por pessoas, para que possam associar áreas onde há pessoas a comer a refeições fáceis”, rematou Laura Kelley, autora sénior do estudo.

Os resultados do estudo foram esta semana publicados na revista The Royal Society.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …