/

“Fui roubado”. Clientes da Tesla revoltados com corte dos preços

11

Maurizio Pesce / Wikipedia

Elon Musk junto a um Tesla

Estratégia da empresa parece colocar os seus elétricos em vantagem face à concorrência, pelo menos no mercado norte-americano.

Se a descida abrupta dos preços de alguns modelos da marca norte-americana Tesla fez muitos potenciais clientes saltarem de contentes — vendo na alteração a possibilidade de adquirirem o seu modelo de sonho —, outros depararam-se com a sensação de terem sido enganados.

Tal como lembra o Unilad, não é novidade que a marca criada por Elon Musk passa por dificuldades, com as ações em bolsa a caírem 68% face ao máximo alcançado em 2021. Num comportamento semelhante ao de muitas outras empresas norte-americanas, com descidas idênticas, as quebras de preços foi, em média, de 20%.

Por exemplo, e utilizando valores do Reino Unido como referência, o Modelo 3 da marca passou de 48,490 libras para 42,990, ou seja, menos 5,500. Já o Model Y, vendido anteriormente por 51,900 libras, pode ser adquirido atualmente por 44,990 libras, numa diferença de 7 mil libras. Este comportamento é generalizado, com os vários mercados, Médio Oriente, África e Estados Unidos, a ressentirem-se.

Aparentemente, a estratégia da Tesla parece ser a introdução de descontos dramáticos como forma de lidar com a incerteza económica, o que coloca os seus modelos em vantagem face aos da concorrência no mercado dos elétricos.

Apesar de esta estratégia servir os interesses da empresa, em termos de marketing poderá ter as suas contrapartidas, já que desde o anúncio da descida de preços, foram muitos os utilizadores do Twitter que recorreram às redes sociais para manifestar o seu desagrado por terem adquirido os modelos agora mais baratos por preços muito superiores, apenas dias antes.

Alguns dos utilizadores acabam mesmo por se dirigir diretamente a Elon Musk, também proprietário da rede social, na expectativa de verem as suas reclamações respondidas. “@TeslaUK comprei um Model Y há 12 dias e agora os preços foram cortados drasticamente. Estão a gozar completamente com os clientes“, escreveu um dos utilizadores citados pela mesma fonte.

Outro cliente descontente queixava-se ainda do estado em que o seu automóvel foi entregue. “Adquiri o Modelo Y no início da dezembro. O carro veio sem elementos básicos, como os sensores de estacionamento. E agora diminuem os preços em 13 mil dólares”, queixou-se.

O caso é especialmente grave nos casos em que as entregas dos automóveis estão a acontecer com atraso, com alguns clientes a receberem os carros já depois da atualização dos preços. “Encomendei um carro e tive que esperar seis meses para que este fosse entregue. Recebi-o a 3 de dezembro e agora descobrimos que a Tesla corta os preços em 10 mil dólares. Acho uma prática de negócio muito má e que algum esclarecimento devia ser dado aos clientes”, podia ler-se noutra queixa deixada no Twitter.

ZAP //

11 Comments

  1. Não percebo as queixas…
    Quantos de nós compramos algo hoje e amanha ou passados alguns dias vamos à mesma loja e está mais barato!!!
    Quem comprou à meses o carro e recebe agora reclama mas quem compra agora só vai receber daqui a 6 meses e nessa altura se os preços forem mais elevados não vai reclamar que comprou mais barato…
    e quantos não ganharam com a venda dos carros em 2.ª mão!!! será que nessa altura ficaram chateados???

    • Caro Armindo

      Os modelos em questão não estão em fim de vida e quando voce compra um bem sabe que o mesmo tem um custo e uma desvalorização , neste caso foi o proprio fabricante a desvalorizar o bem porque achou por bem tentar conseguir mais clientes mas não se preocupando minimamente com todos os outros que compraram as viaturas .
      Não estamos a falar nem de batatas nem de cebolas , estamos a falar de um investimento de 65.000 euros .
      Se tivesse investido numa casa esse mesmo valor e no ano a seguir o construtor tivesse decidido desvalorizar o imovel em 10.000 euros estou certo que voce entenderia bem melhor o que indigna os clientes tesla .

      • Não posso deixar de concordar com o Armindo. Se quando compraram estavam dispostos a pagar o que pagaram não tem lógica se virem a queixar, tivessem esperado pelos saldos.
        Mário, comparar um imóvel a um carro de luxo não sei se será a melhor defesa para o seu ponto de vista. Não se esqueça que o exemplo que dá até já aconteceu na crise imobiliária que assolou Portugal há não muito tempo atrás e, espero estar enganado, não há-de faltar muito para voltar a acontecer.
        Quem investe numa casa é, geralmente, para lá viver, quem compra um carro não penso que seja com esse intuito, muito menos um carro desse valor, pois quem pode despender de um valor desses para um carro, provavelmente, é mais um especulador imobiliário ou financeiro, que a maior parte das vezes vive da miséria dos outros. Assim até me dá alguma satisfação ver este tipo de pessoas a provar o seu próprio “veneno”… Viva o Elon Musk, o suprassumo da capitalização, que explora a necessidade de afirmação e exibicionismo de milhões de “patos” que não se importam de pagar milhares por ostentação!

      • Quero só deixar uma nota, que foi o próprio elon Musk que escreveu no Twitter em Maio ou Junho de 2022. Que o preço das suas viaturas estavam estupidamente caros. E que quando o custo das matérias primas baixasse. Ele TESLA iria refletir isso imediatamente no preço das viaturas. Ou seja, iria as baixar.
        Não enganou ninguém, e smesta baixa de preços é excelente notícia para quem comprou, que vai perceber o que é um verdadeiro eletrico e qui cá investir noutro, quando os modelos da Tesla ainda baixarem mais.

        Durante anos a fio, somos enganados pelos contentores automóveis e pelas petrolíferas incluído o estado. E ninguen pública notícias falsas como ninguém vai para a rua reclamar

  2. Está tudo louco,
    até já se reclama por descidas de preços!
    Gostava que outros setores seguissem o exemplo e baixassem também os preços, deixo alguns exemplos:
    Casas,
    Alimentação
    Rendas
    Eletricidade
    Combustível
    Impostos
    Na sua maioria, todos contamos trocados,
    mas queixar-se da descida de preço, isso nunca me passou pela cabeça!!!
    Só para esclarecer, sou proprietário de 1 Tesla e quero ver o preço descer novamente.

  3. É o mercado a funcionar, os bens de primeira necessidade aumentam e os luxos baixam. Com o aumento dos ideais que tem veículo para dar a troca também ganha com isso…uma mão lava a outra.

  4. A Tesla consegue produzir mais barato, com maiores margens, e… em vez de ficar com o lucro, baixa o preço dos seus produtos refletindo a sua eficiência e beneficiando os seus clientes.
    Desde quando quando? em que planeta? na cabeça de quem é que isto é algo mau!?!?
    Outro exemplo: – eu aderi à Starlink e li algures que à medida que mais satélites fossem lançados e mais clientes aderissem haveria uma redução do preço. Para mim uma promessa bonita, honesta, mas neste mundo de burlões, charlatões e publicidade enganosa não levei muito a sério. Mas em um ano deixei de pagar 90€/mês para pagar apenas 65€ (sem contratos de permanência, nem chamadas de marketing a oferecer isto e aquilo), não me fui queixar, fiquei feliz por pagar menos e além disso é a primeira vez na minha vida que um fornecedor cumpriu a sua promessa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.