O frio chegou e trouxe consigo os dolorosos espigões nos dedos. Saiba como os tratar e prevenir

A lavagem frequente das mãos e o uso de gel com álcool vieram para ficar e aliaram-se ao tempo frio para secarem ainda mais as nossas mãos e criarem irritantes espigões. Saiba como os eliminar de vez.

Com a chegada do tempo frio, as nossas mãos ficam mais secas – e também mais propícias ao aparecimento dos dolorosos e irritantes espigões à volta das unhas.

Os espigões são tirinhas de pele ou partes da cutícula que se levantam nas pontas dos dedos e causam dor e irritação. Apesar de também aparecerem nos dedos dos pés, geralmente são mais comuns nas mãos, tendo em conta estas estarem mais expostas a golpes e ao ambiente.

Podem surgir por várias razões, mas basicamente resultam de qualquer tipo de lesão na pele. Bater com o dedo com força, roer as unhas, passar demasiado tempo numa piscina com água com cloro ou lavar muitas vezes as mãos; todos estes são factores que tornam mais prováveis o surgimento dos espigões.

O Inverno deixa também a pele mais seca e, com novo hábito pós-pandémico do uso constante de gel desinfectante, pode ter notado que estas lesões se tornaram mais frequentes nas suas mãos.

Devido à abundância de nervos nos nossos dedos, estes bocadinhos de pele podem ser também bastante mais dolorosos do que parecem. Além da dor, os espigões podem também causar inflamação e infecções nas unhas que estão agora menos protegidas, especialmente se não forem tratados correctamente.

Se há alguma coisa em que os dermatologistas concordam é de que não se deve puxar ou roer um espigão, por mais tentador que isso possa ser, já que é provável que isto rasgue a pele que está ligada à unha, alerta o Healthline, e cause sangramento.

A dermatologista Dana Stern avisa também na Women’s Health que “caso espigão seja puxado, pode partir e acabar por remover não só essa parte da cutícula, mas também pele normal e saudável.

Para tratar correctamente deste problema, o que deve fazer é lavar bem as mãos para evitar que se espalhem germes, preferencialmente com água quente, para que o espigão fique mais mole.

Deve depois usar um corta-unhas higienizado para cortar o espigão. Caso este esteja na sua mão dominante e seja mais difícil cortá-lo, deve pedir ajuda a outra pessoa e tentar cortar o máximo da pele morta que seja possível.

Se acidentalmente acabar por se magoar e começar sangrar, lave com água, aplique uma pomada anti-bacteriana e coloque um penso até que a lesão esteja curada. Se conseguir cortar o espigão sem problemas, deve colocar um creme hidratante na área para ajudar a pele a recuperar.

A melhor cura é também a prevenção. Para evitar que os espigões apareçam, deve evitar cortar as cutículas, mesmo quando está a fazer uma manicure profissional. Nestes casos, a melhor alternativa é amolecê-las com água quente e gentilmente empurrá-las para trás.

Usar luvas durante o tempo frio e quando está a fazer trabalhos manuais que são duros para as mãos, como jardinagem, bricolagem ou lavar a loiça também ajuda.

Acabar com o mau hábito de roer as unhas é importante na prevenção dos espigões, assim como hidratar bem as mãos e evitar o uso de álcool ou acetona nas mãos, sendo este último um ingrediente comum nos vernizes.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.