França encerra mesquita em Paris por preces “inaceitáveis”

1

oecdtax / Flickr

Gerald Darmanin

França decretou o encerramento de uma mesquita no norte do país devido à natureza radical das convicções do seu imã, revelaram as autoridades regionais, esta terça-feira.

A mesquita de Beauvais, uma cidade de 50 mil habitantes a cerca de 100 quilómetros norte de Paris, permanecerá fechada durante seis meses, segundo o município de Oise, onde fica Beauvais.

A imposição chega duas semanas depois de o Ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, ter desencadeado o procedimento para encerrar o local. Tudo porque as preces do sacerdote encarregado da mesquita incitam ao ódio, à violência e à “defesa da jihad”, escreve a Raw Story.

O imã “está a atingir cristãos, homossexuais e judeus” nos seus sermões, o que é “inaceitável”, considerou o ministro.

De acordo com a AFP, as autoridades locais estavam legalmente obrigadas a um período de 10 dias para recolha de informações antes de tomarem medidas, mas, afinal, a mesquita será fechada no prazo de dois dias.

Este ano, o governo francês anunciou que iria intensificar o controlo em locais de culto e associações suspeitas de espalhar propaganda islâmica radical.

As medidas surgiram após o assassinato, em outubro do ano passo, de Samuel Paty, o professor que foi decapitado depois de ter mostrado caricaturas de Maomé — publicadas pela revista satírica Charlie Hebdo — na sala de aula.

O Ministério do Interior anunciou este mês que cerca de 100, das 2.600 mesquitas e salas de oração muçulmanas em França, foram investigadas nos últimos meses devido à suspeita de que estariam a espalhar a ideologia “separatista”.

Seis desses locais estavam a ser investigados com vista ao seu encerramento, com base nas leis francesas contra o extremismo e o separatismo islâmico.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.