Cientistas analisaram um raro embrião de dinossauro ainda dentro do ovo, que foi encontrado há vários anos em Ganzhou, no sul da China.
“Este embrião de dinossauro dentro do ovo é um dos fósseis mais bonitos que já vi”, disse, em comunicado, o paleontólogo e autor do estudo Stephen Brusatte, da Universidade de Edimburgo, citado pelo site Science Alert.
“Este pequeno dinossauro pré-natal parece-se muito com um pássaro bebé enroscado no seu ovo, o que é mais uma prova de que muitas das características dos pássaros de hoje em dia evoluíram a partir dos seus dinossauros ancestrais”, acrescentou.
O embrião, batizado “Bebé Yingliang”, tem entre 72 e 66 milhões de anos e foi identificado como um ovirraptorossauro, uma ordem de terópodes intimamente relacionada com os pássaros e que, tal como todos os outros dinossauros não-aviários, foi extinta no final do Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos.
O embrião estava posicionado dentro do ovo de uma forma que era considerada exclusiva dos pássaros, o que levanta a possibilidade de esta postura poder ter evoluído entre os terópodes não-aviários.
“Fomos surpreendidos ao ver este embrião tão bem preservado dentro de um ovo de dinossauro, com a mesma postura de um pássaro. Isto nunca tinha sido visto antes em dinossauros não-aviários”, disse também em comunicado Waisum Ma, investigadora da Universidade de Birmingham e outra das autoras do estudo.
A comparação deste espécime com outros embriões de ovirraptorossauro em estágio avançado sugere que, antes da eclosão do ovo, estes dinossauros tinham uma postura semelhante às das aves no final da incubação.
O estudo foi publicado, esta terça-feira, na revista científica iScience.