/

“Forno ibérico”: 40.ºC em Portugal e Espanha nesta semana

José Sena Goulão / Lusa

Ciclone tropical Alex vai aumentar as temperaturas em Portugal, sobretudo no Centro interior e no Alentejo. Sul de Espanha deve superar os 40 graus.

A temperatura registou uma ligeira descida em Portugal continental, nos últimos dias, houve espaço para chuva e alguma trovoada, mas o cenário vai mudar nesta semana.

Para esta terça-feira a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é de céu pouco nublado ou mesmo limpo em quase todo o continente, com excepção da zona de Viana do Castelo, onde se prevê chuva.

Amanhã, quarta-feira, deverá chover no Norte e Centro litoral. A partir de quinta-feira o sol reina e as temperaturas sobem.

Nesse dia, quinta-feira, Évora deve chegar aos 35 graus (Faro já se aproxima desses números desde terça-feira).

Entrará em “cena” o Alex, o primeiro ciclone tropical da temporada no oceano Atlântico, que vai aproxima-se da Islândia e do Reino Unido até sexta-feira. Aí, por arrasto, surgirá o “forno ibérico”, como lembra a Cadena SER.

Prevê-se que, na sexta-feira, algumas localidades de Beira Baixa, Baixo Alentejo e Algarve atinjam os 40 graus – cenário que se deve manter no fim-de-semana, detalha o portal Tempo.pt.

Uma parte considerável do interior deve apresentar temperaturas 10 graus acima do habitual, nesta fase.

Mesmo à noite, na madrugada de quinta-feira para sexta-feira, Castelo Branco e Portalegre devem registar temperaturas acima de 20 graus.

Em Espanha haverá diversos locais com cenário semelhante e, igualmente na sexta-feira, no vale do rio Guadalquivir (sul), alguns termómetros vão mesmo superar os 40 graus.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.