Foi finalmente encontrado no cérebro o interruptor on/off da consciência

Andrew Huff / Flickr

Interruptor on off

Interruptor on off

Durante mais de um século, cientistas têm tentado descobrir o verdadeiro significado da consciência, como funciona e de onde vem. E, embora muitas questões precisem ainda de resposta, investigadores descobrem agora aquilo que denominaram como “interruptor on/off” para a consciência humana.

A descoberta parece ter acontecido por acaso, aquando de um estudo a um doente epiléptico, durante o qual foi usada estimulação electrónica cerebral para activar o interruptor ligado e desligado.

Como relata a New Scientist, investigadores da Universidade George Washington, em Washington DC, estavam a usar eléctrodos cerebrais profundos para monitorizar os sinais do cérebro e tentar identificar a área do paciente que estava a causar as convulsões. Um dos eléctrodos foi colocado sobre o claustro – uma camada fina de neurónios que funciona entre a cápsula extrema e a cápsula externa do cérebro.

Inesperadamente, quando os investigadores enviaram sinais eléctricos de alta frequência para o claustro, o paciente perdeu a consciência, começando a falar num tom de voz mais baixo e mexendo-se mais lentamente, até ficar em silêncio, sem responder a vozes ou estimulação visual. Ele encontrava-se, por definição, inconsciente, recuperando a plena consciência, sem se lembrar do evento, assim que a estimulação eléctrica foi desligada.

A descoberta tem um potencial enorme para os pacientes que sofrem de epilepsia ou que se encontram em estados semi-conscientes. Porém, está ainda numa fase muito precoce, uma vez que, até agora, foi apenas testado num único paciente.

Ainda assim, identificar a localização da consciência no cérebro é crucial para uma compreensão mais profunda do seu funcionamento. Quem sabe, um dia, não consigamos adormecer apenas desligando o interruptor no fundo do nosso cérebro.

CG/ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …