/

Foi finalmente encontrado no cérebro o interruptor on/off da consciência

1

Andrew Huff / Flickr

Interruptor on off

Interruptor on off

Durante mais de um século, cientistas têm tentado descobrir o verdadeiro significado da consciência, como funciona e de onde vem. E, embora muitas questões precisem ainda de resposta, investigadores descobrem agora aquilo que denominaram como “interruptor on/off” para a consciência humana.

A descoberta parece ter acontecido por acaso, aquando de um estudo a um doente epiléptico, durante o qual foi usada estimulação electrónica cerebral para activar o interruptor ligado e desligado.

Como relata a New Scientist, investigadores da Universidade George Washington, em Washington DC, estavam a usar eléctrodos cerebrais profundos para monitorizar os sinais do cérebro e tentar identificar a área do paciente que estava a causar as convulsões. Um dos eléctrodos foi colocado sobre o claustro – uma camada fina de neurónios que funciona entre a cápsula extrema e a cápsula externa do cérebro.

Inesperadamente, quando os investigadores enviaram sinais eléctricos de alta frequência para o claustro, o paciente perdeu a consciência, começando a falar num tom de voz mais baixo e mexendo-se mais lentamente, até ficar em silêncio, sem responder a vozes ou estimulação visual. Ele encontrava-se, por definição, inconsciente, recuperando a plena consciência, sem se lembrar do evento, assim que a estimulação eléctrica foi desligada.

A descoberta tem um potencial enorme para os pacientes que sofrem de epilepsia ou que se encontram em estados semi-conscientes. Porém, está ainda numa fase muito precoce, uma vez que, até agora, foi apenas testado num único paciente.

Ainda assim, identificar a localização da consciência no cérebro é crucial para uma compreensão mais profunda do seu funcionamento. Quem sabe, um dia, não consigamos adormecer apenas desligando o interruptor no fundo do nosso cérebro.

CG/ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.