Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores.

Os cientistas documentaram a evolução das famílias de plantas com flor e descobriram um padrão em que a diversificação aconteceu muito tempo após a sua criação. Em média, esse atraso levou entre 37 e 56 milhões de anos. Além disso, descobriram que as famílias de plantas que vivem em regiões temperadas e áridas tinham atrasos mais curtos. Isto sugere uma eventual interação entre inovação evolutiva e ecologia.

Hervé Sauquet, do Instituto Australiano de Ciência Botânica, coordenou um conjunto de dados de 238 fósseis de angiospermas, plantas com flor. “Os fósseis são as evidências mais cruciais necessárias para entender essas importantes questões evolutivas em torno dos tempos de divergência dos angiospermas”, disse Sauquet, citado pelo Scimex.

Em estudos anteriores, a amostra de fósseis de angiospermas era muito menor, levando a uma menor precisão no intervalo de tempo.

Os investigadores também analisaram a distribuição geográfica das plantas existentes e analisaram como é que as idades das famílias de angiospermas foram distribuídas em todo o mundo.

O autor do estudo, Santiago Ramírez-Barahona, disse que agora temos a confirmação mais abrangente até ao momento de que as angiospermas originaram de ambientes tropicais.

“Mas há uma reviravolta: embora os ecossistemas tropicais sejam o lar de famílias antigas, os nossos resultados sugerem que as florestas tropicais dominadas por angiospermas de hoje são um desenvolvimento relativamente recente na história da Terra”, disse Ramírez-Barahona.

O estudo, publicado esta segunda-feira na revista científica Nature Ecology & Evolution, sustenta a ideia de que o domínio ecológico das espécies floridas modernas foi adiado para depois da extinção dos dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos, salienta o coautora Susana Magallón.

Por sua vez, Sauquet disse que o novo estudo revela novos aspetos temporais e geográficos cruciais das fases mais críticas da evolução dos angiospermas após a sua origem.

“Durante este período, as plantas com flor passaram a ser o grupo dominante e mais importante de plantas terrestres – a principal fonte de alimento para a maioria dos organismos na Terra e praticamente todas as culturas agrícolas humanas”, disse Sauquet.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …