O bloco consegue contar até 10 quando é pressionado por cima e pode ser ajustado para números muito maiores.
Um novo estudo publicado na Physical Review Letters relata a criação de um bloco de borracha que consegue contar até 10. Esta invenção pode vir a ser útil em vários ramos, como na engenharia de pontes.
A pesquisa comprova que o material, quando tem a flexibilidade certa, pode contar simplesmente ao ser esculpido num teto, piso e pares de vigas e quando é apertado.
O primeiro protótipo tem 22 vigas, o que lhe dá a capacidade para contar até 10, mas o tamanho pode ser ajustado para se poder contar até qualquer número.
Talvez ainda mais impressionante, é fácil expandir o bloco para algo que possa diferenciar entre pressão suave e forte, registando cada uma separadamente. Quando a pressão é colocada no topo do bloco, as vigas dobram para a esquerda, exceto a primeira, que é projetada para dobrar na outra direção.
Ao fazê-lo, ela começa a aplicar pressão na próxima viga, o que faz com que a viga seguinte também dobre para a direita quando voltar a sentir pressão, continuando assim a sequência até 10.
Crucialmente, a borracha é rígida o suficiente para não dobrar para trás depois. Em vez disso, mantém um registro de quantas vezes foi pressionada, pronta para a próxima adição.
As vigas tornam-se o equivalente a bits de computador, armazenando uns ou zeros.
Há ainda uma versão com duas divisões separadas, uma das quais conta com pressões pesadas e a outra com as leves, que podem ser usadas como equivalentes a dezenas e unidades, potencialmente abrindo caminho para dispositivos que podem contar números muito maiores.