Os directos onde os criadores fingem ser NPCs de videojogos estão a tomar conta do TikTok e há quem ganhe milhares de euros por dia com as contribuições dos seus seguidores.
E se lhe dissesse que pode fazer uma fortuna com transmissões em directo no TikTok onde se limita a repetir constantemente as mesmas palavras e gestos? Sim, isto está mesmo a acontecer.
A nova grande tendência no TikTok não é uma coreografia ou um desafio perigoso, mas algo bastante mais difícil de explicar. Tudo começou com PinkyDoll, uma criadora de conteúdos canadiana que faz directos no TikTok durante horas a fio onde age como um robô.
Durante os directos, os utilizadores podem enviar dinheiro aos criadores para que certos filtros apareçam no ecrã. Por exemplo, se alguém pagar a PinkyDoll por um filtro de um cone de gelado, a criadora rapidamente finge que o está a lamber e repete uma das suas frases mais famosas — “Ice cream so good!“.
Noutros casos, se alguém escolher o filtro do balão, PinkyDoll faz um gesto e um som como se os estivesse a rebentar e agradece a quem doou o dinheiro. Outras expressões como “yes, yes, yes” ou “gang gang” são também frequentemente repetidas pela TikToker, tudo ao mesmo tempo que faz pipocas com um alisador de cabelo. Ficou confuso? O ZAP explica.
@its_yagirl_lyric She’s intresting lol @Pinkydoll #fyp #foryoupage #explore #trending #pinkydollreal #pinkydoll #npc ♬ original sound – Lyric
O que são os streams de NPC?
Este fenómeno foi apelidado de “NPC streaming”, baseado no termo NPC (Non-Player Character) que teve origem no jogo de roleplay “Dungeons and Dragons” e se refere às personagens cujas ações são ditadas pelo mestre do jogo.
A palavra ganhou depois popularidade no mundo dos videojogos, onde se refere a personagens com diálogos programados e comportamentos que não podem ser controlados pelo jogador, como se fossem apenas figurantes. Os pedestres nos jogos Grand Theft Auto são um exemplo famoso de NPCs.
Nos seus directos, PinkyDoll age como uma NPC, com respostas coordenadas de acordo com os filtros que os utilizadores lhe enviam. Estes filtros são comprados com moedas no TikTok, que por sua vez são compradas com dinheiro real. Estas moedas virtuais estão disponíveis em vários pacotes, com o mais barato a não chegar a um dólar por 65 moedas e o mais caro a custar 525 dólares por 34 999 moedas.
É desta forma que os criadores NPC ganham dinheiro com as transmissões em directo. Fedha Sinon, o nome verdadeiro da mulher por trás de PinkyDoll, conta que se virou para o TikTok depois de a empresa de limpezas onde trabalhava ter fechado portas, deixando-a desempregada e com um filho para sustentar.
“Não tinha trabalho. Decidi pôr todo o meu esforço no TikTok para ganhar dinheiro”, explica a jovem de 27 anos à Vice. Inicialmente, a criadora conseguia cerca de 250 dólares por dia com os seus streams NPC.
Mas isso foi antes de explodir em popularidade. Desde então, PinkyDoll explodiu em popularidade e já soma mais de 820 mil seguidores, tendo até já sido notada por Elon Musk e pelo produtor musical Timbaland, que é o seu maior fã.
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Agora, a criadora revela que faz entre 2000 e 3000 dólares por dia com transmissões em directo que podem ultrapassar as cinco horas seguidas, onde muito raramente quebra a personagem.
A sua popularidade é tanta que imensos outros TikTokers estão a copiar o seu estilo, dando azo a todo um novo tipo de conteúdos onde os criadores fingem que são NPCs.
O que explica o fenómeno?
Uma questão sem uma resposta consensual é o que é que, afinal, leva a que as pessoas se sentem durante horas e ver alguém a fingir ser uma personagem robótica e que até estejam dispostas a pagar para isso.
Para alguns, o apelo destes conteúdos está no poder que dá aos seguidores, que controlam como o criador se comporta. “É muito estimulante, porque é rápido e muito repetitivo, então as pessoas sentam-se e assistem para ver a próxima reação ou se eu vou quebrar o personagem ou confundir-me de alguma forma com muitos presentes”, explica Cherry Crush, uma criadora NPC, ao New York Times.
Outra razão pela qual os vídeos podem estar a explodir em popularidade é porque incorporam elementos de ASMR, ou Autonomous Sensory Meridian Response, que consiste numa sensação relaxante de formigueiro causada por certos sons. O som das unhas acrílicas de PinkyDoll, por exemplo, pode ajudar a explicar o vício de alguns seguidores nos seus vídeos.
Mas há quem acredite que o boom destes vídeos pode estar relacionado com um fetiche sexual. Apesar de não haver nada obviamente sexual nos conteúdos, há especialistas que apontam que a dinâmica de poder entre os criadores e os espectadores pode ser excitante para alguns, especialmente tendo em conta que a maioria dos TikTokers NPCs são mulheres.
De qualquer das formas, PinkyDoll não está preocupada. “Eu realmente não me importo com o que as pessoas dizem sobre mim. Se eles querem pensar que eu sou isso ou aquilo, tudo bem para mim. No final das contas, saio a ganhar”, remata.
Com tanta conversa e pânico sobre os robôs nos roubarem os empregos, quem diria que o contrário também aconteceria?
Estas novas gerações estão cada vez pior.
Não basta haver alguém estúpido o suficiente para fazer isto, ainda há milhares de mais estúpidos ainda, que pagam os videos.
Não admira que todas as crianças agora queiram ser youtuber’s ou tiktoker’s.
As redes sociais só vieram dar voz aos medíocres e estão a estragar o nosso futuro
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